URUGUAIANA JN PREVISÃO

Treinamento

Operação Ibicuí simula cenário de guerra e certifica 648 militares

2ª Bda C Mec/Divulgação/Redes Sociais imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Operação Ibicuí 2024 certificou 648 militares em operações defensivas entre os dias 19 e 25 deste mês.

Entre os dias 19 e 25 de outubro, a 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (2ª Bda C Mec), conhecida como Brigada Forsul realizou a Operação Ibicuí 2024, um exercício militar de alta intensidade nas regiões entre Uruguaiana e Alegrete. O treinamento envolveu mais de 120 viaturas e certificou 648 militares da Forsul Charlie em operações defensivas, simulando ações de combate convencional em um cenário de guerra regular com componentes irregulares. 

A operação teve como foco o aprimoramento de técnicas de defesa de área e ação retardadora, capacitando as tropas para operar em diferentes tipos de terreno e em situações de combate que englobaram as dimensões física, informacional e humana. A atividade foi realizada no contexto de um amplo espectro de operações e visava desenvolver a capacidade de resposta da unidade frente a cenários de conflito variados. 

Com a presença do General de Brigada Vaz, comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, que acompanhou de perto o desempenho das tropas, o exercício reforçou as habilidades logísticas, táticas e operacionais do grupo. Representantes do Comando da 3ª Divisão de Exército, os Majores Josiel e Jonas Ferreira, também participaram, supervisionando a atuação do Estado-Maior da 2ª Bda C Mec e observando de perto o desenvolvimento das ações no terreno. 

Para garantir o suporte necessário às tropas em campo, a logística desempenhou um papel central durante a operação. O 10º Batalhão Logístico (10º BLog) foi responsável por realizar ressuprimentos noturnos de combustível (Classe III) e mobilizar um Posto de Distribuição de Suprimentos de Munição (Classe V), simulando a alta demanda de suprimentos necessários para a sustentação das forças em ação. Este modelo de suporte logístico foi fundamental para assegurar a continuidade das operações. 

Além disso, uma Base Logística de Destacamento (BLD) foi desdobrada, com uma organização modular e alta mobilidade, garantindo autonomia e sustentação para os Elementos de Manobra. Esse planejamento logístico buscou alinhamento com os novos conceitos de logística militar terrestre, permitindo que as tropas atuassem com maior eficiência e mobilidade ao longo dos mais de 100 km percorridos em condições de combate intenso. 


PC cumpre mandado de busca na Secretaria de Infraestrutura Anterior

PC cumpre mandado de busca na Secretaria de Infraestrutura

Polícia prende foragido de organização criminosa Próximo

Polícia prende foragido de organização criminosa

Deixe seu comentário