URUGUAIANA JN PREVISÃO

Saída temporária

PL prevê recondução imediata para detento que descumprir

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados. imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Proposta busca agilizar a recondução de presos que descumprirem as regras da saída temporária.

A proposição estabelece que, ao ser identificado a infração das regras, a Polícia Civil ou Polícia Militar estarão autorizadas a levar imediatamente o preso de volta à penitenciária. Sem a necessidade de autorização prévia, a recondução deverá ser comunicada ao juiz responsável pela Vara de Execuções Criminais (VEC) em até 24 horas. 

Uma audiência de custódia será realizada no mesmo período, onde o magistrado poderá analisar a legalidade da prisão e decidir sobre a revogação do benefício e a possibilidade de regressão do regime. Hoje, a lei já prevê revogação para quem violar as regras de saída, mas a proposta do Deputado visa tornar os procedimentos mais ágeis. 

Segundo o deputado Gilson Daniel (Pode-ES), autor do Projeto de Lei 172/25, a matéria permitirá uma resposta mais rápida das forças de segurança diante do descumprimento das condições da saída temporária. Ele também afirma que a proposta não fere direitos individuais, pois garante a comunicação ao juiz e a realização da audiência de custódia dentro do prazo estabelecido. 

Agora os próximos passos devem ser analisados pelas Comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de serem submetidos à votação no Plenário da Câmara. Após aprovação na Câmara, seguirá para o Senado. 

Assim, para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores. 


PL prevê recondução imediata para detento que descumprir Anterior

PL prevê recondução imediata para detento que descumprir

Rio Grande do Sul lança dados de mulheres privadas de liberdade Próximo

Rio Grande do Sul lança dados de mulheres privadas de liberdade

Deixe seu comentário