Confira as datas de matrícula para a rede estadual e municipal
Eleições: 2024
Polícia Federal vai intensificar operações no domingo
Tânia Rego/Agência Brasil imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Durante o dia da eleição, a Polícia Federal utilizará drones em locais específicos para apurar suspeitas de boca de urna
A Polícia Federal (PF) vai intensificar suas operações durante o dia de votação, no próximo domingo, 6/10. A PF realizará ações estratégicas voltadas à proteção do processo eleitoral e combate a crimes como boca de urna, compra de votos e desinformação. Mais de seis mil policiais serão mobilizados em todo o país, com o apoio de drones para monitoramento de áreas críticas. Em Uruguaiana, 27 agentes da PF atuarão durante todo o período de votação, desde a abertura das seções até o encerramento da apuração.
Além de atender às requisições da Justiça Eleitoral, a PF participa do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, coordenando ações com outros órgãos de segurança para garantir a integridade do pleito. Uma das principais atividades da PF este ano foi a participação de peritos criminais federais nos testes de segurança das urnas eletrônicas, reafirmando a confiabilidade do sistema de votação.
Nesta quinta-feira, 3/10, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, destacou, no programa Bom Dia, Ministro, a colaboração entre o Ministério da Justiça e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um Termo de Colaboração foi assinado para que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) facilite o trânsito nas rodovias federais, garantindo o acesso dos eleitores no dia da votação. Segundo Lewandowski, a PRF está proibida de bloquear estradas, exceto em casos excepcionais, e, nesses casos, deve informar os tribunais regionais e fornecer rotas alternativas.
Entre as principais preocupações da PF para estas eleições estão o aumento da disseminação de fake news, o uso indevido de inteligência artificial e deepfakes – vídeos manipulados com o uso de tecnologia - em campanhas, além da violência política, especialmente contra mulheres. A participação do crime organizado no apoio a candidatos também está sob vigilância. Para enfrentar esses desafios, a PF intensificou investigações e operações para inibir essas práticas.
A PF já realizou 40 operações contra crimes eleitorais em 2024, com a apreensão de R$ 16,7 milhões em bens, sendo R$ 11 milhões em espécie. Cerca de 2.200 inquéritos relacionados a crimes eleitorais estão em andamento. A Força Nacional também será mobilizada para evitar tumultos, garantir a segurança do transporte de urnas e eleitores, especialmente em áreas remotas, com o apoio de veículos da Marinha, Força Aérea e Exército.
Deixe seu comentário