Patrulha Maria da Penha conscientiza para os crimes contra mulheres
Dados
Estelionatos aumentam 22% em Uruguaiana
Sora Shimazaki/Pexels imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O uso de redes sociais para o consentimento de estelionatos é uma tendência.
A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS), apresentou, ontem, 9/9, os indicadores de criminalidade do mês de agosto de 2024 no estado. Uruguaiana registra um decréscimo nos índices de crimes contra a vida quando confrontados com o mesmo período do ano passado, mas crescimento no número de estelionatos preocupa.
Em agosto deste ano, Uruguaiana não registrou homicídios, latrocínios ou quaisquer crimes violentos letais intencionais (CVLI), os chamados crimes contra a vida. Para dado de comparação, no mesmo período de 2023, o município contabilizou duas mortes relacionadas a CVLI.
O fato é celebrado pelo coronel André Luiz Stein, comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo – Extremo Oeste (CRPO-EO). “De 2018 pra cá, o Rio Grande do Sul teve uma diminuição de todos os crimes [contra a vida] e a expectativa é de que tenhamos menos de dois mil homicídios no estado este ano”, pontua Stein.
Estelionatos impactam dados positivos
No acumulado de janeiro a dezembro de 2023, foram registrados 598 crimes de estelionato na cidade, dos quais 48 foram cometidos em agosto daquele ano. Em 2024, apenas no oitavo mês, foram registradas 59 ocorrências relacionadas a mesma transgressão. Um aumento de 22% na comparação com o mesmo período de 2023.
Stein relata uma preocupação constante da corporação com o aumento nesses índices. Ele destaca ainda uma nova tendência entre os golpistas: o uso de redes sociais para cometer este tipo de crime. O Coronel alerta a população para que não caia na lábia dos golpistas: “é fundamental que as pessoas não acessem links duvidosos e jamais repassem dados pessoais, ou senhas para estranhos, por meios digitais (telefone ou internet), e também não cedam a pressões ou ameaças para repassar dinheiro, pois na maioria dos casos não passam de golpes perpetrados por oportunistas” - conclui.
Aumento em todo o país
Alinhado com os dados da SSP-RS, o índice dos crimes de rua caiu em 2024 de acordo com um levantamento realizado a nível nacional pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em todo país, o estudo registrou um recuo de -10,1% nos roubos a celulares, -12,4% referente a roubo de veículos e -13,2% no índice de roubo de cargas. Ainda há registro de queda de -13,8% no roubo de transeuntes, -17,3% em roubos a residências e -18,8% no roubo a comércios. O documento ainda destacou o crescente número de estelionatos: em 2024, no Brasil, um golpe é aplicado a cada 16 segundos. Até agosto, a pesquisa havia contabilizado 1 965 353 casos de estelionatos, significando um aumento de 8,2% só neste ano. O número de estelionatos aumentou em 360% no país desde 2018.
Deixe seu comentário