Família uruguaianense perde a vida em incêndio
Casa foi completamente destruída pelo fogo durante a madrugada; Família foi sepultada em Uruguaiana. Créditos: Arquivo pessoal.

Uma tragédia registrada na madrugada de terça-feira, 17/2, tirou a vida de uma família natural de Uruguaiana, após um incêndio atingir a residência onde moravam, em Santa Maria. As vítimas foram Jéssica da Silva Brazeiro, de 32 anos, Gabriel Machado de Souza, de 26, e o filho do casal, Ravi, de apenas 1 ano e 3 meses. 

O fogo começou por volta das 4h40min, na casa da família, situada na rua Dona Dalva, no bairro Juscelino Kubitscheck. As chamas se espalharam rapidamente e consumiram o imóvel antes mesmo da chegada das equipes de socorro. Quando o Corpo de Bombeiros Militar chegou ao local, a casa já estava completamente destruída. 

De acordo com o delegado Adriano De Rossi, responsável pela Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP), foi instaurado inquérito para apurar as circunstâncias das mortes. Os policiais estiveram no endereço ainda nas primeiras horas da manhã para levantar informações iniciais e verificar se havia indícios de ação criminosa. 

Conforme De Rossi, com base em relatos de moradores vizinhos, não há elementos que apontem para incêndio provocado intencionalmente. A linha inicial de investigação trata o caso como incêndio culposo, hipótese que ainda depende do resultado da perícia técnica, responsável por determinar a origem das chamas. 

Um vizinho tentou prestar auxílio à família, mas foi impedido pela intensidade do fogo, que tomou conta da estrutura em poucos minutos. Não há registro de câmeras de monitoramento nas proximidades que possam contribuir com a investigação. 

Enquanto os bombeiros realizavam o rescaldo, a área foi isolada pela Brigada Militar para o trabalho da Polícia Civil do Rio Grande do Sul e do Instituto-Geral de Perícias (IGP). Os corpos foram encaminhados para necropsia. 

Jéssica deixa outro filho, de 9 anos, que não estava na residência no momento do incêndio. O menino passava o período de férias na casa da avó paterna, em Uruguaiana. 

Sepultamento 

Os corpos foram sepultados na manhã desta quarta-feira, 18/2, no cemitério municipal de Uruguaiana. A cerimônia de despedida reuniu familiares e amigos, em um clima de forte comoção. 

Em nota oficial, a Prefeitura Municipal manifestou profundo pesar pela morte dos três moradores. O Executivo destacou a dor causada pela perda precoce de toda a família e prestou solidariedade aos parentes e à comunidade, desejando força, acolhimento e conforto, especialmente ao filho que permanece na cidade.