URUGUAIANA JN PREVISÃO

Pela 8ª vez

IGP-RS lidera ranking de identificação de desaparecidos

ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Esta é a oitava vez que o IGP-RS lidera o ranking.

O Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP-RS) ocupa, pela oitava vez, o primeiro lugar no ranking de identificação de pessoas desaparecidas, identificadas por meio do Banco Nacional de Perfis Genéticos.

Conforme XVII Relatório da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), divulgado pelo Ministério de Justiça e Segurança Pública em novembro de 2022, são 78 casos de sucesso. As identificações se dão pelo cruzamento das amostras de vítimas sem identificação e as de familiares em busca de seus entes desaparecidos. Em seguida, os perfis genéticos são comparados para analisar a presença de vínculos.

De acordo com o IGP, dos já encontrados, 73 dizem respeito ao vínculo entre familiares e vítima. Há também cinco casos de pessoas privadas de liberdade que haviam tido o material cadastrado quando estavam na prisão e posteriormente foram encontradas mortas, cuja identificação pelas digitais ou pela arcada dentária não foi possível. Em relação aos perfis de restos mortais não identificados, o Instituto é o quinto com mais perfis inseridos no Banco, chegando a 589.

Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com 14 791 perfis genéticos cadastrados, o quarto maior número nacional geral e o quinto maior considerando a quantidade de habitantes de cada estado. Dentre esses perfis, o IGP é o terceiro maior na quantidade de perfis coletados de condenados: até agora foram coletados 13 206 em casas prisionais de todo o Estado. Ao todo, 161 investigações foram auxiliadas pela análise ou pelo cruzamento desses perfis com 1 187 vestígios recolhidos em locais de crime e que também são inseridos no Banco, podendo auxiliar na identificação do autor ou de crimes em série.

O serviço

Conforme o Instituto, familiares de primeiro grau - mãe, pai, filhos e irmãos - de pessoas desaparecidas podem manifestar interesse em ceder material biológico para o Banco do IGP em uma delegacia de polícia. Para isso, devem solicitar à autoridade policial o ofício de encaminhamento de coleta de material biológico, que deverá conter a solicitação da análise genética, o vínculo de parentesco com o desaparecido e o número do boletim de ocorrência de desaparecimento.

Com esse documento, o maior número possível de parentes de primeiro grau da vítima deve comparecer ao Posto Médico-Legal. Em Uruguaiana o posto fica localizado na Avenida Presidente Vargas, 3905, na Delegacia de Polícia Civil. Também podem ser levados objetos pessoais de uso exclusivo da pessoa desaparecida - como escova de dentes, aparelho de barbear, boné, roupa íntima, brinco, óculos, batom e demais itens - para complementar a análise.

Operação Papai Noel encerra com seis presos Anterior

Operação Papai Noel encerra com seis presos

Brasil registra uma agressão a jornalista por dia Próximo

Brasil registra uma agressão a jornalista por dia

Deixe seu comentário