URUGUAIANA JN PREVISÃO

Mad Max

PC cumpre mandado de busca na Secretaria de Infraestrutura

Fredo Tarasuk/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - 2ª fase da Operação “Mad Max” ocorreu nesta terça, 29/10.

A Polícia Civil em Uruguaiana deflagrou nesta terça-feira, 29/10, a segunda fase da Operação Mad Max, que investiga o desvio de combustível da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural (Semiur). A ação, comandada pelo delegado Wellington da Silva Pinheiro, da 2ª Delegacia de Polícia (DP), cumpriu mandado de busca e apreensão na Secretaria, quando foram apreendidos documentos e computadores. 

 A ação de hoje visa aprofundar a investigação sobre os crimes cometidos pelos envolvidos na primeira fase da operação. "As investigações visam, basicamente, os atos pretéritos relativos aquelas prisões em flagrante no ano passado", complementou. 

 O objetivo também foi de confrontar a frota de veículos ativa e inativa com o consumo de combustível, principalmente diesel, para identificar possíveis divergências e desvios. "Estamos em uma fase muito avançada [das investigações]. Agora nós viemos aqui e apreendemos computadores, documentos. Realizamos, aqui, o confronto entre a frota ativa e inativa. Os veículos que são utilizados, maquinários, com o consumo do combustível, mais precisamente o diesel", detalhou o delegado. 

 As investigações apontam que o esquema de desvio de combustível era complexo e envolvia diversas etapas. "A situação é complexa, foram diversos processos para que o desvio do combustível ocorresse", explicou Pinheiro. "Não era o simples fato de desviar na bomba de combustível e usufruir do valor do combustível. Esses combustíveis eram desviados, eram encaminhados para um determinado lugar e daí eram angariados valores, que de alguma forma eram tornados proveito para determinadas pessoas", acrescentou. 

 O delegado revelou ainda que o combustível desviado tinha "destinação diversa" e que não era comercializado totalmente para não levantar suspeitas. "São valores altos", pontuou Pinheiro, sem revelar a quantia exata desviada. 

Pinheiro ainda ressaltou que a atual administração da Semiur, na pessoa do secretário Paulo Woutheres e sua equipe, vem colaborando com as investigações. Os investigados fazem parte da gestão anterior da secretaria, quando o responsável pela pasta era Frederico Pellegrini. A Polícia Civil segue com as investigações para apurar todos os detalhes do esquema e responsabilizar os envolvidos. 

Primeira fase 

Na primeira fase da operação, deflagrada em 30 de novembro de 2023, três indivíduos foram presos em flagrante por peculato furto no bairro Jardim do Salso. Entre eles, estavam o sócio de uma borracharia, um funcionário público responsável pela ordem de abastecimento e um motorista da Semiur.  

 Na ocasião, além das prisões a polícia apreendeu documentos, incluindo ordens de abastecimento em branco, que indicavam irregularidades no controle do combustível destinado a abastecer veículos e maquinários da prefeitura.b "Hoje é mais uma fase dessa investigação que tem por finalidade a repressão ao furto de combustíveis", afirmou o delegado Pinheiro. 


Cresce o uso de armas nas Guardas Municipais enquanto efetivo policial encolhe Anterior

Cresce o uso de armas nas Guardas Municipais enquanto efetivo policial encolhe

Operação Ibicuí simula cenário de guerra e certifica 648 militares Próximo

Operação Ibicuí simula cenário de guerra e certifica 648 militares

Deixe seu comentário