URUGUAIANA JN PREVISÃO

FORMATURA

Polícia Penal reforça segurança com 101 novos servidores

João Pedro Rodrigues/Ascom SSPS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Formaram-se nesta segunda-feira, 11/11, 24 agentes penitenciários administrativos, 45 agentes penitenciários e 32 técnicos superiores penitenciários.

O sistema prisional gaúcho conta com 101 novos servidores. A formatura dos novos agentes penitenciários administrativos, agentes penitenciários e técnicos superiores penitenciários ocorreu na tarde desta segunda-feira, 11/11, no Teatro da Associação Médica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Aprovados em concurso público realizado em 2022, os novos policiais penais passaram por um rigoroso Curso de Formação Profissional organizado pela Escola do Serviço Penitenciário. 

O curso, com mais de 500 horas-aula, teve duração de três meses e =abordou disciplinas como armamento e tiro, direitos humanos, gestão penitenciária, lei de execução penal e procedimentos administrativos. As aulas foram ministradas por servidores da Polícia Penal, da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), do Corpo de Bombeiros Militar e do Instituto-Geral de Perícias. 

Além das atividades teóricas, os alunos participaram de atividades práticas em casas prisionais e cumpriram estágio obrigatório, que incluiu o acompanhamento de rotinas em diferentes setores do sistema prisional, como segurança, escolta, atendimento ao público e atividades administrativas. 

O governador em exercício, Gabriel Souza (MDB), presente na cerimônia, destacou a importância do papel dos servidores penitenciários para a segurança pública e a reintegração social dos apenados.  

Souza enfatizou o compromisso do governo em investir na qualificação dos profissionais da área e mencionou os desafios enfrentados pelo sistema prisional gaúcho, como a superlotação e a necessidade de modernização das unidades prisionais. 

"Vocês farão a diferença na vida de muitas pessoas, contribuindo para um sistema que busca não somente a segurança, mas também a transformação e a reintegração social", afirmou. 

O secretário da SSPS, Luiz Henrique Viana, ressaltou os investimentos realizados no sistema prisional gaúcho, que somam R$ 1 bilhão. Segundo Viana, os recursos foram aplicados na construção de novas unidades prisionais, aquisição de viaturas, armamentos, equipamentos de proteção e, principalmente, na qualificação dos servidores. 

"O reforço de pessoal nas equipes é um passo fundamental para qualificar ainda mais a Polícia Penal”, declarou. Viana também mencionou os esforços do governo para reduzir a superlotação carcerária e garantir o cumprimento da Lei de Execução Penal. 

Para o superintendente da Polícia Penal, Mateus Schwartz, a entrada dos novos servidores contribui para um sistema prisional mais seguro e reflete na redução da criminalidade.  

"O ingresso de novos servidores qualifica ainda mais o trabalho desenvolvido pela Polícia Penal", disse Schwartz. Ele lembrou ainda que o governo do Estado vem investindo em estrutura e novas unidades prisionais, o que exige mais profissionais para garantir a qualidade dos serviços. Schwartz também destacou a importância da qualificação profissional para o desenvolvimento de um sistema prisional mais humano e eficiente. 

 


Jogador de futsal é preso preventivamente por agredir a companheira Anterior

Jogador de futsal é preso preventivamente por agredir a companheira

Polícia Civil forma novos Operadores Táticos Especiais Próximo

Polícia Civil forma novos Operadores Táticos Especiais

Deixe seu comentário