Patrulha Maria da Penha conscientiza para os crimes contra mulheres
Segurança Pública
RS está na 3ª colocação no ranking de competitividade dos estados
Ilustração/Freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O ranking, que avaliou todas as 27 unidades da Federação.
A segurança pública do Rio Grande do Sul alcançou a 3ª posição no Ranking de Competitividade dos Estados de 2024, elaborado pelo Centro de Liderança Política (CLP). O ranking, que avaliou todas as 27 unidades da Federação, mostra um avanço significativo em relação ao ano anterior, quando o estado estava na 5ª colocação. No ranking geral, o Rio Grande do Sul mantém-se como o 5º estado mais competitivo do Brasil, uma posição repetida desde 2023, seu melhor desempenho desde 2018.
A segurança pública recebeu o maior peso (13%) entre os 10 pilares do ranking. Os estados melhor classificados neste pilar foram Santa Catarina (1º), Distrito Federal (2º) e Rio Grande do Sul (3º). A melhoria na posição do estado é atribuída à redução dos índices de criminalidade e ao aprimoramento das estratégias de combate ao crime. Em destaque, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) subiu cinco posições na qualidade da informação de criminalidade, graças à divulgação de relatórios mensais e análises históricas que orientam políticas de segurança.
O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, ressaltou que o avanço é resultado dos investimentos em pessoal, equipamentos e do Programa RS Seguro, que integra tecnologias e inteligência para reduzir crimes. A segurança pública no estado continua a mostrar resultados positivos, com recordes históricos na redução de homicídios e crimes violentos letais intencionais (CVLIs), destacando a queda significativa nos indicadores de criminalidade.
Deixe seu comentário