Biblioteca sedia consulta pública sobre a aplicação de recursos da Cultura

No final da tarde desta terça-feira, 20/5, na Biblioteca Municipal Luiz Guilherme do Prado Veloso, ocorreu a primeira consulta pública para a elaboração do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional de Fomento à Cultura Aldir Blanc. A ocasião possibilitou o diálogo entre gestores públicos e a comunidade para definir as prioridades no uso dos recursos destinados à cultura. 

A consulta pública tem o objetivo de apresentar o que já foi realizado até o momento, ouvir as demandas da população, e discutir novas propostas para o fortalecimento da cultura local. A participação tanto da comunidade quanto dos gestores públicos é essencial para definir, de maneira colaborativa, as prioridades e garantir que os recursos sejam aplicados de acordo com as necessidades de cada região. 

O secretário municipal de Cultura, Lourival Araújo Gonçalves, destaca o caráter colaborativo da consulta pública. “Essa é uma oportunidade única de ouvir a comunidade e construir soluções para o setor cultural, com foco na diversidade e nas necessidades locais. O plano de aplicação de recursos será moldado por meio do diálogo entre poder público e sociedade, fortalecendo a cultura em todas as suas formas”. 

Conforme Gonçalves, o Plano de Aplicação de Recursos de Uruguaiana prevê a destinação de R$ 3 milhões até 2029. Podem ser executados R$821 mil por ano. Uma das ideias surgidas no encontro é a realização de reuniões semanais, nas próximas terças-feiras, para incentivar a criação dos projetos e garantir a aplicação dos recursos. 

Aldir Blanc 

A Política Nacional Aldir Blanc, que foi criada para apoiar a cultura durante a pandemia, prevê a destinação de recursos para ações culturais em todo o país. Uma parte desses recursos deve ser aplicada em ações fora das áreas centrais das cidades, conforme estabelecido pela legislação, enquanto o restante será decidido com a colaboração de gestores e cidadãos, por meio de uma construção conjunta. A consulta pública será uma oportunidade para isso.