Autismo
Câmara aprova implantação de teste de diagnóstico em postos de saúde
Arquivo JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Proposta é de autoria do vereador José Carlos Zaccaro.
A Câmara de Vereadores aprovou na sessão ordinária desta quinta-feira, 6/7, um projeto de lei que implanta um programa de triagem precoce para diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) nos postos de saúde. A matéria é de autoria do vereador José Carlos Zaccaro (PP).
A matéria busca instituir a aplicação do chamado questionário ‘Escala M-CHAT’, uma das mais usadas ferramentas para diagnóstico de autismo. Se trata de uma escala de rastreamento que pode ser utilizada em crianças com idade entre 18 e 24 meses, com objetivo de identificar traços de autismo a partir do conhecimento detalhado do indivíduo e identificação dos sinais e sintomas do transtorno. Zaccaro explica que são 24 perguntas alusivas ao comportamento da criança, do tipo sim/não.
“O diagnóstico precoce nos bebês é fundamental montar uma estratégia para isso de atendimento ao paciente e à família, visando a promoção da saúde e acompanhamento integral e adequado”, argumenta. O vereador completa que, embora os sinais do TEA possam ser percebidos antes dos dois anos, não há exame clínico para diagnosticá-lo nessa fase da vida.
Com a aprovação, a matéria segue agora para sanção do prefeito Ronnie Mello (PP).
Deixe seu comentário