Brasil Participativo
Comunidade tem até sexta-feira para votar
Reprodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A duplicação da BR 290 está entre as propostas abertas para votação.
O Brasil Participativo (www.gov.br/brasilparticipativo), plataforma do governo federal que coleta propostas e votos da população para o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 está aberta para comunidade até sexta-feira, 14/7. Está já é considerada a maior experiência de participação social digital do Brasil, com 200 mil participantes.
A população de Uruguaiana está convidada a votar em duas propostas do Programa Brasil Participativo. A primeira trata da criação de um hospital federal, regional, transfronteiriço, 100% SUS em rede, para atender média/alta complexidade em saúde na fronteira, em Uruguaiana. A ação está na plataforma com autoria do acadêmico de medicina, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Arthur Oliveira Domingues.
A criação de um hospital federal na região, que possa atuar como hospital-ensino, foi levada à Conferência Nacional de Saúde, que ocorreu na última semana, em Brasília, e inserida nos debates do grupo de trabalho. A moção acerca do projeto contou com 400 assinaturas e foi defendida na Conferência por três delegados regionais: Arthur Domingues, Daniel Telles e Millor Silveira.
A outra proposta disponível para votação é a duplicação da BR 290, no trecho Eldorado do Sul a Uruguaiana. Na última semana aconteceu a primeira plenária publica para debater o tema, com o intuito de mobilizar a comunidade política e civil do Estado em torno da obra de duplicação da rodovia. A Frente Parlamentar é coordenada pelos deputados Luiz Fernando Mainardi (PT), Frederico Antunes (PP), Cláudio Tatsch (PL), Edivilson Brum (MDB) e Luiz Marenco (PDT). O trecho é uma via de integração para o Brasil e o Mercosul, sendo um acesso importante para o comércio e turismo do país, além de ser uma via fundamental de desenvolvimento do Estado.
Para participar da votação basta acessar os seguintes links: https://bit.ly/3rkpy17 (Hospital Federal) e https://bit.ly/46LCb5O (BR 290).
Os) autores das cinco propostas mais votadas pela população vão ser convidadas(os) para debate sobre o tema no 3º Fórum Interconselhos, que será realizado em agosto deste ano. As propostas e programas priorizados pelos usuários com maior engajamento, serão analisadas pelos órgãos responsáveis. Em seguida, vão virar um Projeto de Lei (PL) encaminhado para o Congresso Nacional, até 31/8/2023. Após a aprovação dos deputados e senadores, o PPA poderá ser colocado em prática a partir de 2024, com as demandas e contribuições da população brasileira.
Deixe seu comentário