O líder do governo, deputado estadual Frederico Antunes (PP) anunciou que recebeu a confirmação da binacionalização do aeroporto Rivera, que atende a Sant`Ana do Livramento. Este é um antigo pleito do parlamentar e representa um avanço para a região. A confirmação acerca do fato veio através do embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles.
O tema consta em documento assinado nesta terça-feira, 7/3, entre os ministros de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira e, do Uruguai, Francisco Bustillo. Além desta, outras ações estão previstas no documento. No encontro, os dois governos firmaram acordo de trabalhar “juntos para impulsionar projetos centrais para o desenvolvimento da região de fronteira”.
Ficou acordo que a assinatura do acordo de binalicionalizaçao do aeroporto ocorrerá em 30 dias. Outro acerto, com o mesmo prazo, diz respeito a licitação para construção da nova ponte sobre o Rio Jaguarão, cujo contrato para realização da obra seja assinado ainda neste ano. O Uruguai, por sua vez, retomará os prepativos para a reforma da travessia rodoviária já existente entre as cidades de Jaguarão e Rio Branco (Uruguai).
“Trata-se de um anúncio histórico. Fui comunicado oficialmente que a binacionalização do aeroporto Rivera, que atende nossa Sant`Ana do Livramento se tornará realidade em 30 dias. Além disso, está confirmada a construção de uma nova ponte, ligando os municípios de Jaguarão e Rio Branco, uma obra esperada há muito tempo e a dragagem da Hidrovia Uruguai-Brasil, na qualidade de obra pública”, afirmou Antunes.
O parlamentar acrescentou que a parceria entre Brasil e Uruguai representa novas perspectivas de desenvolvimento para os municípios gaúchos contemplados nestes acordos. “Temos uma relação histórica com este país vizinho que transcende as questões legais devido à proximidade. Agora, porém, com o anúncio oficial das obras, esta parceria fortalece ainda mais os nossos laços. Em breve teremos mais novidades resultantes da relação, em especial no impulsiona mento no processo de modernização do Mercosul”, concluiu.
O documento cria ainda um grupo de trabalho binacional que atuará nestas demandas e será responsável também pela “reativação dos mecanismos de consultas e de coordenação política de alto nível, ademais de aprofundar a cooperação fronteiriça”. O grupo deverá atuar ainda em prol de cordos comerciais equilibrados com outros países e blocos e em questões centrais como a eliminação de barreiras ao comercio, a melhoria da infraestrutura e o fomento do desenvolvimento sustentável.


