URUGUAIANA JN PREVISÃO

Clima

Município declara situação de anormalidade com a estiagem

Na segunda-feira, 16/1, o prefeito Ronnie Mello (PP) assinou o decreto nº 009/2023, que declara situação de anormalidade na área urbana e rural de Uruguaiana, afetadas pela estiagem. O ato de assinatura ocorreu durante encontro com o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Paulo Woutheres.

O coordenador também esteve na Câmara de Vereadores, na manhã do dia 17/1, em conversa com o presidente do Legislativo, vereador Joalcei "Juca" Gonçalves (PP), para tratar dos possíveis danos humanos, materiais e prejuízos econômicos e sociais.

O decreto leva em consideração o parecer técnico emitido pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, que avaliou os relatórios apresentados pela Emater, Secretaria Municipal de Desenvolvimento (diretoria de Agricultura) e Instituto Riograndense do Arroz (Irga), sobre os prejuízos contabilizados até o momento no município de Uruguaiana.

Conforme os dados, na lavoura de arroz o montante de perdas estimadas já chega a 256 milhões de reais, conforme projeção do IRGA em torno do comprometimento de receitas para os produtores na safra 2022/2023. Esta estimativa está relacionada diretamente às áreas que sofreram e ainda sofrem por suspensão de suas irrigações; com irrigação deficitária; ou em áreas onde a cultura se apresenta em estágio reprodutivo, além da supressão ou até mesmo com a falta de irrigação que possa vir a comprometer a sua produtividade.

Já pelo laudo de vistoria apresentado pela Emater/RS, constatou-se que já são constatados prejuízos em campos nativos, na bovinocultura de corte e leiteira, ovinocultura, olericultura, fruticultura, com extensão de impacto nas famílias que desenvolvem atividades no interior.

O relatório evidencia que cerca de 60 famílias estão atualmente com dificuldades de acesso à água. Os maiores impactos, conforme o documento, estão localizados nas regiões do Aferidor, Charqueada, Garupá e Vila das Chácaras. O total de perdas estimadas através do relatório da Emater/RS em Uruguaiana é de R$ 1.517.272,00.

Três localidades já estão recebendo abastecimento complementar de água potável, e a normativa viabiliza a habilitação do município para receber apoio das esferas estadual e federal, tendo em vista amenizar os danos. Considera-se a escassez de chuva que afeta reservatórios naturais, como lençol freático e Rio Uruguai, provocando perdas significativas na produção agropecuária, dificuldade para captação de água potável para população.

A partir do decreto de Situação de Anormalidade, o município consegue agilizar a aquisição de produtos e prestação de serviços emergenciais para amenizar o impacto da falta de chuva. O decreto foi encaminhado para publicação no Diário Oficial do Estado e aguardará a homologação e reconhecimento federal, para outras ações necessárias.


Duas obras no município são prioridades Anterior

Duas obras no município são prioridades

Leite participa do Fórum Econômico Mundial, na Suíça Próximo

Leite participa do Fórum Econômico Mundial, na Suíça

Deixe seu comentário