“Professor Dr. Luiz Machado Stabile” deve se tornar nome de espaço de cidadania e cultura em Uruguaiana

Tramita nas comissões técnicas da Câmara Municipal um projeto de lei que pretende homenagear o saudoso professor Luiz Machado Stabile. Proposto pelo vereador Joalcei ‘Juca’ Gançalves (PP), o Projeto de Lei 115 de 2024 quer instituir que o local onde está localizada a Pira da Pátria, na Avenida Presidente Vargas, será chamado de “Espaço Cívico Cultural Professor Dr. Luiz Machado Stabile”.   

Para o proponente da homenagem, “ninguém mais do que o Professor Stabile demonstrou tanto respeito aos símbolos de nossa pátria, cultuou nossas tradições, e ensinou gerações a entenderem o porquê devemos nos orgulhar de nossas bandeiras”, disse.  

Proeminente figura, o uruguaianense falecido no ano passado transitou por praticamente todos os círculos da cidade: foi um dos membros fundadores do CTG Sinuelo do Pago – onde ainda foi Patrão -, vereador durante 12 anos e presidente do diretório municipal do antigo PMDB. O professor Luiz Stabile também integrou a equipe que idealizou e criou a Califórnia da Canção Nativa, a qual presidiu em mais de uma oportunidade. Diretor do Colégio União, ainda lecionou no extinto Campus II da PUCRS como professor no curso de direito. Era um trovador nato e publicou diversos livros com trovas líricas, filosóficas e humorísticas.  

 Ao saber da provável homenagem, o filho mais novo do professor, Silas Stabile disse que o tributo deixa toda a família muito orgulhosa: “ficamos muito agradecidos com a iniciativa e o reconhecimento que a cidade de Uruguaiana está dando à dedicação que ele teve a essa terra tão querida por nós”, pontuou o caçula.