URUGUAIANA JN PREVISÃO

Transfronteiriço

Proposta do Hospital Federal é entregue ao ministro Pimenta

Divulgação/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Na ocasião estiveram presentes o reitor da Unipampa Roberlaine Ribeiro Jorge, o vice-reitor, Marcus Querol e o prefeito de Barra do Quaraí, Maher Jaber.

No sábado, 5/8, durante o Fórum Binacional de Integração Brasil-Uruguai, em Rivera (UY), que contou com a participação do Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, foi entregue a proposta do Hospital Federal Transfronteiriço 100% SUS. A entrega do documento foi feita pelo reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Roberlaine Ribeiro Jorge, o vice-reitor, Marcus Vinicius Morini Querol e o prefeito de Barra do Quaraí, Maher Jaber Mahmud.

“Aproveitamos o momento, conversamos com o Pimenta e entregamos a solicitação explicando os objetivos do hospital e entregamos o documento. E ele se comprometeu que vai nos receber em Brasília na semana do dia 15, para que possamos conversar com mais detalhes sobre o hospital”, afirmou o vice-reitor Marcus Querol.

No documento é abordado a importância do hospital para a região, cujos movimentos para implementação acontecem desde antes dos cursos de saúde da universidade serem implementados, citando o exemplo do curso de medicina, que já possui três turmas formadas e conceito máximo de avaliação pelo Ministério da Educação, assim como os cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia.

Também foi abordado no ofício entregue que o Campus Uruguaiana realiza cerca de 30 mil atendimentos de saúde por mês nos serviços de saúde do município e região, que poderiam ser potencializadas por um Hospital Federal Universitário.  A Fronteira Oeste não possui hospital regional, de modo que pacientes com determinadas complexidades precisam se deslocar até Santa Maria ou Porto Alegre.

A moção para criação de um hospital regional e hospital-ensino na Fronteira Oeste foi aprovada na Conferência Nacional de Saúde realizada no mês de julho. O Hospital Federal Transfronteiriço em Uruguaiana contribuirá tanto para formação de graduandos e pós-graduandos e fixação desses profissionais na região, quanto para a qualificação da rede de assistência em saúde na fronteira, que se encontra debilitada.

Leite defende bloco Sul-Sudeste lançado por Zema Anterior

Leite defende bloco Sul-Sudeste lançado por Zema

Plano Plurianual 2024-2027 já está na Assembleia Legislativa Próximo

Plano Plurianual 2024-2027 já está na Assembleia Legislativa

Deixe seu comentário