Sessão Solene marcará o Dia Internacional da Mulher

No dia 8/3, às 19h, no Plenário do Poder Legislativo, a Câmara Municipal de Uruguaiana realizará Sessão Solene especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher, data símbolo das conquistas e lutas das mulheres.

Durante a sessão três personalidades do município receberão o diploma de “Mulher Cidadã”, por terem relevantes serviços prestados à comunidade. Receberão a honraria, a médica pediatra e neonatologista Ana Maria Schmitt Clausell por sugestão do vereador Joalcei Alves Gonçalves (PP); a pastora evangélica Doralice Souza, indicada pela vereadora Zulma Rodrigues Ancinello (Republicanos); e a psicóloga Lélia Fagundes Lopes, por indicação do pelo vereador José Carlos Barbosa Zaccaro (PP).

Ana Maria é médica neonatologista e coordenadora da UTI Neonatal da Santa Casa de Uruguaiana; Lélia é formada em Pedagogia, com especialização em Orientação Educacional e Didática em Psicologia. Sua trajetória profissional na educação inicia em 1995 como secretária de escola na Escola Estadual Elisa Ferrari Valls. Já Doralice, além de atuante na comunidade religiosa da qual faz parte, tem uma extensa obra voltada a ações sociais e também é escritora.

O Dia da Mulher

O Dia Internacional das Mulheres teve origem no movimento operário e se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Suas sementes foram plantadas em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres.

A proposta de tornar a data internacional veio de uma mulher chamada Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres. Ela deu a ideia em 1910 durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague. Havia 100 mulheres, de 17 países, presentes, e elas concordaram com a sugestão dela por unanimidade.

A data foi celebrada pela primeira vez em 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. E seu centenário foi comemorado em 2011, então, neste ano, comemora-se o 111º Dia Internacional das Mulheres.

Mas o Dia Internacional das Mulheres só foi oficializado em 1975, quando a ONU começou a comemorar a data. E se tornou uma ocasião para celebrar os avanços das mulheres na sociedade, na política e na economia, enquanto suas raízes políticas significam que greves e protestos são organizados para aumentar a conscientização em relação à contínua desigualdade de gênero.