URUGUAIANA JN PREVISÃO

Mosquito

Criança de 11 anos é confirmada com dengue

autor desconhecido - ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A SMS reforça o pedido de cuidados para a comunidade -

A Secretaria de Saúde de Uruguaiana através do Setor de Vigilância Epidemiológica confirmou o terceiro caso de dengue no município neste ano de 2024. Trata-se de uma criança de 11 anos, moradora no bairro centro e que teria contraído a doença na cidade. Ela foi atendida na rede privada, onde também foi submetida ao exame. O atendimento teria ocorrido no dia 26/1 janeiro e a confirmação por parte do setor veio nesta terça-feira, 30/1.  

Outros dois casos já haviam sido confirmados no município neste mês de janeiro. As situações se referiram a duas mulheres (mãe e filha), que contraíram a doença durante viagem ao Estado de São Paulo.  

De acordo com o Ministério da Saúde, nas primeiras semanas de 2024, o Brasil já registrou 217.841 casos prováveis de dengue. Há ainda 15 mortes confirmadas e 149 em investigação. Com base nos números, a incidência da dengue no país é de 107,1 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, enquanto a taxa de letalidade da doença está em 0,9%. No balanço anterior, referente às três primeiras semanas de 2024, o país registrava 120.874 casos prováveis da doença e 12 mortes. Havia ainda 85 óbitos em investigação. O Ministério da Saúde também divulgou dados sobre Chikungunya no país. Nas quatro primeiras semanas de 2024, foram contabilizados 12.838 casos prováveis. Há ainda três mortes confirmadas e 11 em investigação. A incidência de Chikungunya no país é de 6,3 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, enquanto a taxa de letalidade da doença está em 0,02%. Segundo a Secretaria de Saúde Uruguaiana, existem nove casos suspeitos aguardando resultado.  

Recomendações de prevenção: Eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada; Manter quintais e quintais limpos, sem acúmulo de água; Tampar tonéis, caixas d’água e outros recipientes que possam acumular água; Colocar areia nos pratinhos de vasos de plantas; Limpar ralos e calhas periodicamente; Guardar garrafas e outros recipientes com a boca para baixo e utilizar telas nas janelas e portas. 

 

Cuidados com a saúde: Beber bastante líquido; Evitar a exposição ao sol; Usar roupas leves e compridas; Tomar banhos regulares e utilizar repelentes. 

Colírio não deve ser usado sem orientação Anterior

Colírio não deve ser usado sem orientação

Rio Grande do Sul confirma caso importado de Sarampo Próximo

Rio Grande do Sul confirma caso importado de Sarampo

Deixe seu comentário