Confira as datas de matrícula para a rede estadual e municipal
Cuidados
Médico alerta sobre doenças cardiovasculares no inverno
Ilustração/Freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Uma das recomendações é estar sempre hidratado.
Durante o inverno, o coração precisa de cuidados para prevenção de doenças, já que neste período, cerca de 30% dos casos de doenças cardiovasculares aumentam, principalmente em temperaturas menores de 15Cº. Pessoas que já tem alguma comorbidade são as mais afetadas nesse sentido.
De acordo com o médico cardiologista José Saldanha, quando o frio chega nossos sensores nervosos emitem um sinal para o cérebro e ele libera a adrenalina, que vai tentar compensar o frio externo com o calor interno do corpo, impedindo que o frio entre nas mucosas, mas o hormônio também gera outras consequências como o estreitamento dos vasos sanguíneos fazendo com que diminua a irrigação e oxigenação dos tecidos.
"Aquelas pessoas que já têm fatores de risco, diabetes, tabagistas, hipertensos ou obesos, são mais afetadas e com o frio isso é exacerbado. De acordo com uma pesquisa que saiu agora pouco em Londres, por cada grau a menos, existem 100 internações a mais nos hospitais do Reino Unido. Aqui no Brasil, em São Paulo, a Universidade de São Paulo, realizou uma pesquisa, concluindo que o frio aumentou em 25% as internações no estado, então precisamos ter muito cuidado" explicou José Saldanha.
As principais recomendações para evitar o risco das doenças cardiovasculares no inverno são: estar bem abrigado, se hidratar bastante, se alimentar bem e realizar exercício físico como caminhadas. “O melhor horário para caminhar é à tardinha, entendo que muita gente goste de se exercitar as 6h da manhã, mas não é o ideal nessa época” finalizou José Saldanha.
Deixe seu comentário