URUGUAIANA JN PREVISÃO

dengue

Uruguaiana têm mais quatro casos de dengue registrados

Ilustrativa/Pexels imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Entre 9 e 15 de março, Uruguaiana registrou quatro novos casos confirmados de dengue, chegando a 14 em 2025.

De acordo com o cenário epidemiológico da Dengue da última semana, do dia 9 a 15 de março, a cidade registrou mais quatro novos casos comprovados de Dengue. Até essa nova atualização, a Secretaria Municipal de Saúde havia aferido 10 casos em 2025. Mesmo chegando na marca dos 14, Uruguaiana não está no mapa de vacinação para dengue, já que essa escolha é estabelecida em conjunto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). 

Os principais critérios para a escolha levam em consideração as regiões de saúde com municípios de grande porte, alta taxa de transmissão nos últimos anos e altas taxas de casos nos últimos meses. Atualmente a campanha concentra-se, principalmente, em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. As vacinas perto do vencimento podem ser remanejadas para outros municípios ainda não contemplados com a vacinação.  

Além disso, existem 45 casos em investigação e 68 descartados, totalizando 127. Esse material, assim que é notificado, passa por análise do Laboratório Central do estado (Lacen). Nenhum dos casos resultou em morte ou em internação hospitalar. Uruguaiana teve 419 ocorrências de Dengue confirmadas em 2024 

LIRAa 

Durante o mês de janeiro, foi realizado o primeiro Levantamento Rápido de Índice do Aedes Aegypyti (LIRAa) do ano, que apontou que o município está em situação de risco para dengue. Na ação foram vistoriados 2 239 imóveis, e foi encontrado um Índice de Infestação Predial (IIP) de 3,3%, o que é considerado o suficiente para o indicativo de Alerta para arboviroses (como a dengue se classifica). Um IPP classificado como satisfatório está abaixo de 1%. O IPP de Alerta tem um índice entre 1 e 3,9% e o IPP de Risco, acima de 3,9%. O índice de Uruguaiana (3,3%) se encontra, portanto, muito mais próximo da situação de risco do que satisfatória. 

 


Uruguaiana têm mais quatro casos de dengue registrados Anterior

Uruguaiana têm mais quatro casos de dengue registrados

Governo Federal anuncia 2,2 mil vagas para o Mais Médicos Próximo

Governo Federal anuncia 2,2 mil vagas para o Mais Médicos

Deixe seu comentário