URUGUAIANA JN PREVISÃO

Sistema nervoso

Acúmulo de sódio no cérebro pode causar hipertensão

Reprodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Cientistas analisaram roedores que consumiram sal em excesso e receberam uma solução de água com 2% de cloreto de sódio por uma semana.

Na edição de março da revista científica Molecular and Cellular Neuroscience, pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP apontaram que o acúmulo de sódio no cérebro pode ser uma das causas da hipertensão. Segundo o grupo, um possível mecanismo que desencadeia a doença envolve a ativação não somente de neurônios, mas também de células presentes no sistema nervoso central.

Para chegar a essa informação, os cientistas analisaram roedores que consumiram sal em excesso e receberam uma solução de água com 2% de cloreto de sódio por uma semana, até desenvolver hipertensão. O grupo notou um acúmulo de sódio no líquor, líquido que protege o sistema nervoso central. “Os animais expostos ao alto consumo de sal apresentaram hipertensão e acúmulo de sódio no líquor, mas não no sangue. Dessa forma, podemos presumir que a gênese da hipertensão envolve um componente neural, a qual pode estar relacionada a esse excesso de sódio retido no líquor”, concluem os pesquisadores.

O grupo menciona que, até então, se pensava que o sódio se distribuía de forma equilibrada nos diferentes compartimentos do corpo, mas aparentemente não é assim que acontece durante o consumo excessivo de sal. O próximo passo, então, é investigar mais a fundo os mecanismos fisiológicos por trás do acúmulo de sódio no líquor e sua relação com a hipertensão.

Segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).

A hipertensão faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo, e é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

Saúde da mulher promove ação alusiva ao ‘Março Lilás’ Anterior

Saúde da mulher promove ação alusiva ao ‘Março Lilás’

Agência dos EUA autoriza spray nasal de ação rápida para enxaqueca Próximo

Agência dos EUA autoriza spray nasal de ação rápida para enxaqueca

Deixe seu comentário