Agosto Dourado
Campanha alerta sobre importância do aleitamento materno
Instituído no Brasil pela Lei 13.435/2017, agosto é o Mês do Aleitamento Materno, quando são intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância da amamentação. O mês é conhecido como Agosto Dourado, já que esta cor destaca o padrão ouro de qualidade do leite materno.
Neste ano o Ministério da Saúde lançou a campanha com o tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”. A Semana Mundial de Aleitamento Materno iniciou no dia 1/8 e segue até o dia 7/8, entretanto, todo o mês será dedicado ao assunto, com o objetivo de informar a população sobre o tema e estimular ações para melhorar a saúde através da amamentação.
O leite materno humano é insubstituível não apenas para nutrição da criança, mas para a construção do vínculo com os pais e seus familiares. O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, sendo somente leite materno (aleitamento materno exclusivo) nos primeiros seis meses, sem necessidade de sucos, chás, água ou outros alimentos.
A meta do Ministério da Saúde é que até 2025, ao menos 50% das crianças de até seis meses de vida sejam amamentadas exclusivamente e 70% de aleitamento exclusivo até 2030, estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O município Uruguaiana tem atenção especial para amamentação. O Hospital Santa Casa conta com Posto de Coleta de Leite Humano.
A enfermeira obstétrica e responsável técnica pelo Posto de Coleta de leite humano do HSCU, Marcia Lima, destaca como funciona esse atendimento. “No posto de coleta é feita somente a retirada do leite de mãe para filho, que são as crianças que estão internadas na UTI ou aquela mãe que tenha a mama ingurgitada pelo excesso de leite, que pode ir até o posto para fazer a retirada”. Marcia destaca, porém, o serviço não funciona como banco de leite, portanto, não recebe doações. “O leite que é retirado da mãe vai para o filho dela, podendo ser levado para casa”, esclarece.
Marcia também revela a importância da amamentação ao recém-nascido, “logo que nasce a gente não deve oferecer outro leite que não seja o da própria mãe, este é o ideal. É muito importante a amamentação logo após o nascimento”. O Posto de Coleta funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h30min e nos finais de semana das 9h às 15h.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também vem realizando atendimento multidisciplinar para mães e famílias que estão com dificuldade em manter o aleitamento materno, através do Ambulatório Policlínica Infantil e nas Estratégias de Saúde da Família de cada bairro. As famílias contam com o apoio de profissionais qualificados que auxiliam no processo, que muitas vezes pode ser dolorido para algumas mães. A fonoaudióloga e consultora em amamentação da SMS, Bianca Bier Cunha, destaca os benefícios da amamentação para as crianças a curto e longo prazo. “A amamentação é a fonte principal de nutrientes, imunidade e hidratação do bebê no início da vida dele. Amamentação não é talento ou dom, amamentar é um ato a ser aprendido, treinado, ajustado e cuidado diariamente. Por isso é tão importante ter profissionais preparados que possam ajudar durante este processo, que é o que fazemos no ambulatório”, explica.
A consultora enfatiza sobre o tema da campanha deste ano, em relação as mães e o retorno ao trabalho, que é um dos pontos responsáveis pelo desmame por vezes cedo demais. “Esse ponto do retorno ao trabalho da mulher e a falta de apoio da comunidade é um dos pontos que mais intensifica o desmame, pois, as mães acabam voltando ao trabalho quando o bebê ainda tem três ou quatro meses de vida, e então acaba ocorrendo o desmame. Manter a amamentação, que é um ponto bem importante, primordial e difícil de se manter hoje em dia, é um dos pontos que mais atrasa e atrapalham esse aleitamento materno até os seis meses de idade, que é o tempo mínimo ideal de amamentação e que pode durar até dois anos ou mais”, revela Bianca.
Em breve a SMS irá divulgar a programação especial para o mês de agosto no município, destacando a importância da amamentação, os cuidados e os benefícios para o bebê nesta fase tão importante.
Deixe seu comentário