URUGUAIANA JN PREVISÃO

Prefeitura

Inaugurado serviço para atender população em situação de rua

imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Espaço foi reformado para uso exclusivo do serviço.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugurou na manhã desta terça-feira, 23/5, o Consultório na Rua. A entrega do espaço teve a presença do prefeito Ronnie Mello (PP), do presidente da Câmara, vereadores e secretários municipais.

O novo serviço está instalado na Rua Monte Caseros, ao lado do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Caps). O objetivo é disponibilizar a população de rua um atendimento especializado. De acordo com a Prefeitura Municipal, o espaço foi totalmente reformado para uso exclusivo deste serviço.

O atendimento é prestado por uma equipe multiprofissional. O quadro conta com enfermeiro, técnico em enfermagem, psicólogo, assistente social e redutor de danos. Caso haja necessidade, a equipe faz o encaminhamento do paciente a outra unidade de saúde conforme a demanda de cada caso. O consultório vai funcionar de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h.

“Essas pessoas precisam da nossa atenção, amor e carinho. Estender a mão a elas e apoiá-las é proporcionar dignidade para que, antes de tudo, estejam bem e saudáveis. Além disso, esse suporte pode ser o início de um processo de retomada em suas vidas com o intuito de que possam viver melhor”, disse o prefeito Ronnie Mello.

A ação visa combater os diferentes problemas e necessidades de saúde da população em situação de rua. Devido às dificuldades dessa população em acessar os serviços de saúde, esse dispositivo visa à ampliação do seu acesso à rede de atenção, ofertando cuidado em saúde de maneira mais oportuna, através do diálogo com os outros profissionais da Atenção Básica e de outros serviços.

A criação do espaço físico não encerra o atendimento móvel que a Secretaria de Saúde mantém para as pessoas em situação de rua.  De acordo com a Secretaria, as rondas continuarão sendo realizadas, com o incremento de que agora os profissionais dispõem de um espaço para encaminhar os pacientes.

Município contabilizou mais de 750 casos de covid em 2023 Anterior

Município contabilizou mais de 750 casos de covid em 2023

RS tem mais da metade de mortes que o ano passado Próximo

RS tem mais da metade de mortes que o ano passado

Deixe seu comentário