Outubro rosa
Mamografia é o principal aliado contra o câncer de mama
Estamos no outubro rosa, o mês dedicado a falar sobre o câncer de mama e a conscientizar a comunidade sobre a importância do cuidado, do diagnóstico precoce e do correto tratamento para vencer a doença.
De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), O câncer está se tornando a 1ª causa de mortalidade por doenças no mundo todo, e o câncer de mama é o que mais mata mulheres. A OMS também prevê um aumento de 46% dos casos de câncer de mama nas Américas até o ano de 2030, com uma concentração de 57% dos casos diagnosticados em mulheres com menos de 65 anos, na América Latina e Caribe.
A principal arma contra a doença ainda é o diagnóstico precoce e, para isso, é fundamental a realização do exame de mamografia, que apresenta o melhor custo-benefício para detecção do câncer de mama e contribui para a redução da mortalidade em razão da doença. Isso acontece não apenas porque a detecção e diagnóstico precoce aumentam as chances de cura, mas também porque a realização do tratamento clínico e cirúrgico na fase inicial da doença permitem uma abordagem menos agressiva ou mutiladora.
Em Uruguaiana, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram realizadas entre o dia 1º de outubro e ontem, 25/10, 251 exames através do Sistema Único de Saúde (SUS), uma média de 25 exames por dia.
As mamografias ofertadas pela Secretaria de Saúde são realizadas no Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU), onde os exames também estão sendo agendados, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
O que é a mamografia?
Se trata de um exame de raio-x realizado em um equipamento denominado mamógrafo. Durante a realização do exame, a mama da paciente é comprimida entre duas placas de acrílico, para permitir uma melhor visualização das estruturas da mama. Por meio desse procedimento, é possível se detectar lesões benignas e cânceres em estágio ainda inicial, possibilitando a detecção de nódulos que não são descobertos durante o autoexame ou em consultas de rotina.
Quando fazer?
A maior incidência da doença ocorre na faixa etária dos 50 aos 69 anos. No entanto, no Brasil, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) recomendam a mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos de idade, visando ao diagnóstico precoce e a redução da mortalidade.
Mulheres que possuem risco aumentado, ou seja, pacientes com casos de câncer de mama antes dos 50 anos em parentes próximos como mãe e/ou irmã ou com histórico familiar de câncer de mama bilateral, câncer de ovário ou câncer de mama masculino, devem começar o acompanhamento médico a partir dos 30 anos de idade.
Deixe seu comentário