URUGUAIANA JN PREVISÃO

SUS

Programa Mais Médicos é retomado pelo governo Lula

Pexels imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - programa Mais Médicos é retomado pelo governo Lula. Foto

Na segunda-feira, 20/3, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relançou o Mais Médicos para o Brasil, programa federal para preenchimento de vagas no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa pretende expandir, de 13 mil para 28 mil, o número de profissionais em atendimento pelo país.

O programa foi criado em 2013, durante o governo de Dilma Rousseff, sob o mesmo nome. Atualmente, são 18 mil vagas, 13 mil profissionais estão atuando e 5 mil postos estão desocupados. Segundo a ministra da saúde, Nísia Trindade, o edital para preencher as 5 mil vagas deve ser publicado ainda nesta semana.

O valor das bolsas continuará o mesmo já oferecido atualmente pelo programa, de cerca de R$ 12,8 mil. Os médicos ainda recebem auxílio-moradia, que varia de acordo com a região onde atuarão.

Outras 10 mil vagas serão criadas por meio de contrapartida dos municípios, ou seja, o Ministério da Saúde vai fazer a seleção dos médicos, e os municípios arcarão com os custos. O maior problema identificado pelas prefeituras é para o preenchimento das vagas ociosas, e não apenas o custeio.

Atualmente, o governo federal ainda mantém vagas preenchidas de editais do programa Médicos pelo Brasil, criado pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. A iniciativa é paralela ao Mais Médicos, e não será afetada pelo relançamento do programa.

Benefícios

O contrato de participação na iniciativa é de quatro anos, prorrogável pelo mesmo período. Ao todo, o investimento previsto pelo governo federal para este ano é de R$ 712 milhões. A nova versão do projeto estabelece benefícios para incentivar a permanência dos médicos por longos períodos.

Para os médicos que ficarem ao menos 3 anos (36 meses) na vaga existe a possibilidade de pagamento de adicional de 10% a 20% da soma total das bolsas de todo o período que esteve no programa, a depender da vulnerabilidade do município;

Para médicos com formação pelo Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) haverá um adicional de 40% a 80% da soma total das bolsas de todo o período que esteve no programa, a depender da vulnerabilidade do município. O benefício será pago em quatro parcelas: 10% por ano durante os três primeiros anos, e os 70% restantes ao completar 48 meses;

Incentivo para médicos do Fies residentes em Medicina da Família, com auxílio para pagamento de dívidas do financiamento estudantil; Complementar o valor da bolsa para mulheres em licença-maternidade que passarem a receber o auxílio do INSS, o que antes não ocorria; Licença de 20 dias para licença-paternidade. Antes, não havia essa possibilidade; Oferta de especialização e mestrado.

Seleção

O novo formato do programa mantém a possibilidade de atuação de médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior, mas segue dando preferência para atuação dos nativos formados no país.

No caso dos que possuem diploma estrangeiro, o Ministério da Educação prevê oferecer incentivo para que façam o Revalida, teste que permite a validação do diploma de instituição de outro país para atuação no Brasil. Os médicos com residência em Família e Comunidade terão pontuação adicional de 10% para a seleção do programa.

Uruguaiana já aplicou mais de seis mil doses da vacina bivalente Anterior

Uruguaiana já aplicou mais de seis mil doses da vacina bivalente

Saúde da mulher promove ação alusiva ao ‘Março Lilás’ Próximo

Saúde da mulher promove ação alusiva ao ‘Março Lilás’

Deixe seu comentário