
A tarde de ontem, 31/1, por de posse na Assembleia Legislativa. Os 55 deputados eleitos em outubro foram empossados e instalada a 55ª Legislatura (01/02/2019-31/01/2023). Houve ainda a eleição e transmissão de cargos da nova Mesa Diretora.
A sessão solene de instalação da nova Legislatura, dirigida pelo presidente do Parlamento, deputado Marlon Santos (PDT), iniciou com a execução do Hino Nacional. Logo após, os 55 deputados eleitos prestam o compromisso regimental, conforme o artigo 7º do Regimento Interno da Assembleia Legislativa: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição do Estado e desempenhar com toda a lealdade e dedicação o mandato que me foi confiado pelo povo rio-grandense”. Cada deputado, em pé, ratifica nominalmente a declaração dizendo “assim o prometo”. A partir daí o presidente os declarou empossados. Logo depois Santos fez seu pronunciamento de despedida na tribuna e então houve a eleição da Mesa Diretora.
Uruguaiana
A partir de agora, Uruguaiana terá dois representantes no Parlamento. Frederico Antunes (PP) foi empossado para seu sexto mandato depois de conquistar 33 691 votos. Também é ele o principal aliado do prefeito Ronnie Peterson Colpo Mello (PP).
E entre os novos parlamentares está o procurador do Estado Eric Lins (DEM). Ele se elegeu com 23 042 votos. Jovem na política, esta foi sua segunda eleição. Na primeira, em 2016, foi eleito o vereador mais votado de Uruguaiana.
Lins cumpriu os primeiros dois anos de mandato na Câmara sendo o principal opositor do prefeito Ronnie e trazendo à tona situações, no mínimo polêmicas, como a contratação milionária de um escritório de advocacia da qual é socia a irmã do deputado Covatti Filho – aliado político de Ronnie – e a cobrança indevida da taxa de lixo.
Deputados
Dos 55 deputados que tomarão posse, 27 já são parlamentares da Casa. As demais 28 vagas serão ocupadas por novos nomes, o que representa uma renovação de 50,9%, percentual superior ao registrado nas eleições de 2014 e 2010, quando a renovação foi de 40%. O número de representações partidárias aumentou de 13 para 17 (a Legislatura atual iniciou com 15 bancadas, mas diminuiu para 13 ao longo do tempo, com as mudanças de composição).








