Nova Mesa Diretora da Câmara é empossada
A Mesa Diretora tem entre suas atribuições organizar e garantir o funcionamento regular das atividades parlamentares crédito: Reprodução/Ascom-CMU

O Poder Legislativo realizou, na manhã desta terça-feira, 30/12, sessão solene para transmissão de cargos e posse da nova Mesa Diretora, que conduzirá o Parlamento em 2026. O ato contou ainda com uma prestação de contas do vereador Joalcei ‘Juca’ Gonçalves (PP), que esteve a frente do Legislativo em 2025.

Nova Mesa

O vereador José Clemente Corrêa (Podemos) foi empossado como presidente. O vice-presidente é o vereador Egídio Carvalho (PP); e completam a nova Mesa os vereadores Márcia Fumagalli (Republicanos), como 1ª secretária; Adenildo ‘Bispo’ Padovan (Podemos), como 2º secretário; e Varger ‘Mano Gás’ Garcia (Republicanos), como 3º secretário.

Ao se pronunciar durante a solenidade, o novo presidente enfatizou que a gestão terá como eixo central a ampliação do diálogo entre o Poder Legislativo e a população. Segundo ele, a Câmara precisa investir em mecanismos que garantam maior proximidade com a comunidade. “A população está representada por nós e esperam respostas concretas. Nosso compromisso é com o interesse público”, destacou.

Responsável pela condução administrativa e institucional da Casa Legislativa, a Mesa Diretora tem entre suas atribuições organizar e garantir o funcionamento regular das atividades parlamentares, observando o Regimento Interno, a Lei Orgânica do Município, a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei da Transparência.

Prestação de Contas

Juca Gonçalves apresentou um panorama das principais ações realizadas ao longo do ano. Entre elas, citou o programa Câmara Mais Próxima, que levou sessões e reuniões aos bairros e ao interior; o Câmara Cidadã, voltado à oferta de serviços à comunidade em parceria com outras instituições; o Natal de Encanto e Música, que se consolidou como iniciativa cultural; além das ações da Escola do Legislativo, com cursos, capacitações, o programa Jovem Parlamentar e a formatura da sexta turma do Curso de Libras para Servidores Públicos.

O balanço também destacou medidas voltadas à valorização dos servidores do Legislativo, a obtenção do Selo Ouro no Radar Nacional da Transparência Pública e a geração de uma economia de R$ 6.946.897,26 ao longo do exercício financeiro.