Número de pessaos fora de casa superou 1,7 mil

O número de pessoas diretamente atingidas pela enchente do Rio Uruguai ultrapassou os 1,7 mil. De acordo com a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, 257 pessoas estão desabrigadas (em abrigos oficiais ou barracas próximas às próprias casas) e 1 508 estãõ desalojadas (em casas de familiares ou amigos), totalizando 1 765 pessoas fora de suas residências, o que reforça a gravidade da situação. 

Os bairros mais afetados são Mascarenhas de Moraes, Santo Antônio, Cabo Luís Quevedo, Nova Esperança, Hípica, Santana, Bela Vista, Francisca Tarragô e Alexandre Zachia, além dos distritos São Marcos, Aferidor e Imbaá. 

Monitoramento Hidrológico

Conforme o Serviço Geológico do Brasil (SGB), o Rio Uruguai em Uruguaiana atingiu 11,07 metros acima do nível normal às 16h30 desta sexta-feira, 27/6, e deve manter esse patamar pelo restante do dia. 

Nas cidades vizinhas, o Rio Uruguai em São Borja está em cota de inundação, mas apresenta tendência de queda. Em Itaqui, a inundação persiste, com previsão de declínio. O Rio Ibicuí, em Manoel Viana, segue em cota de inundação com previsão de queda, e o Rio Ibirapuitã, em Alegrete, voltou à cota normal e está estabilizado. 

Solidariedade e Doações 

A Loja Solidária Irmã Dulce realizou 33 atendimentos nos abrigos municipais, distribuindo 286 peças de roupas e 33 calçados, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).  

Como novidade, a Prefeitura, em parceria com a Rádio Táxi 3411-1000, passou a oferecer coleta domiciliar gratuita para doações, agendada por telefone ou WhatsApp (3411-1000). 

Itens prioritários para doação são leite, café, biscoitos, achocolatados, fraldas e produtos de higiene e limpeza. 

As campanhas de arrecadação continuam em frente à Prefeitura, de segunda a sexta das 9h às 18h, e aos fins de semana das 9h às 13h, com coleta de alimentos, itens de higiene, agasalhos e cobertores. 

Atendimento e Transferências 

A Defesa Civil disponibiliza os telefones (55) 99689-7047 e (55) 99641-6806 para pessoas que necessitam de transferência em razão da enchente.  

Condições Climáticas e Alertas 

A Defesa Civil estadual alerta para chuvas intensas e queda brusca de temperatura no fim de semana, o que pode agravar as condições dos moradores afetados. 

 Previsão do Tempo: 

Sábado, 28/6: máxima de 15°C, mínima de 7°C, com chuva durante o dia.  

Domingo, 29/6: máxima de 14°C, mínima de 8°C, com possibilidade de chuva.  

Segunda, 30/6: temperaturas baixas, mínima em torno de 6°C, com chuva fraca em alguns períodos.