O ensino de física e a educação para o trânsito são temas de projeto

Nos últimos meses, as aulas de ciências dos alunos de 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Imas dos Santos, no Distrito de Guterres, em Barra do Quaraí ganharam um enfoque diferenciado na educação para o trânsito estabelecendo relações entre os conceitos de tempo, posição, deslocamento, referencial, movimento, repouso, velocidade e aceleração aplicados ao trânsito. A proposta da professora e pesquisadora Maria Aparecida Maia de Mello, através do projeto de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), busca desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem para despertar o interesse dos alunos em aprender física, buscando vincular o conhecimento desse componente curricular com vivências baseadas em situações reais, vinculando a teoria e prática e, consequentemente, demonstrando a aplicabilidade do conhecimento no cotidiano dos estudantes.

Através de módulos didáticos baseados em problematizações, modelagem científica e elementos das metodologias ativas foi desenvolvido o tema trânsito considerando o contexto social dos alunos. Segundo a mestranda, a intervenção pedagógica considera as 10 Competências Gerais da Educação Básica da Base Nacional Curricular Comum. “O objetivo do projeto é que os alunos consigam refletir e olhar com criticidade para o ambiente que estão inseridos, além de compreender o perigo do excesso de velocidade e importância da segurança no trânsito sob a luz da física”, ressalta.

A pesquisa conta com a orientação do Prof. Dr. Pedro Fernando Teixeira Dorneles, após a finalização será disponibilizado um guia com a sequência para docentes potencializarem suas práticas pedagógicas em sala de aula.