Operação Seival é deflagrada no interior do Estado no combate a crimes rurais

A Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) sediada em Bagé e atuando em quase todo o Estado deflagrou na manhã de ontem, 19/10, a Operação Seival na repressão a furtos em propriedades rurais. Foram cumpridos onze mandados de busca e apreensão nos municípios de Candiota e Hulha Negra. Um homem foi preso, arma, munições, um veículo adulterado e material para o comércio de drogas foram apreendidos.

Segundo os delegados André Mendes e Cristiano Ritta, que recentemente coordenaram grande operação de combate ao abigeato em Uruguaiana e Barra do Quaraí, após a ocorrência de um furto arrombamento a uma vinícola da região, ocorrida em meados de junho deste ano, a Polícia Civil passou a investigar um grupo criminoso sediado no município de Candiota, especializado em furtos a propriedades rurais, especialmente defensivos agrícolas e maquinário elétrico. “De acordo com as investigações os suspeitos utilizariam em suas ações veículos com placas adulteradas e tocas ninja, sendo seus crimes sempre praticados no turno da noite. Eles também são suspeitos de atuarem no tráfico de drogas”, esclareceram os delegados.

“Nas buscas foram apreendidas uma arma de fogo, munições de diversos calibres, uma moto com a placa de outro veículo, 65 frascos plásticos utilizados para acondicionar cocaína, chamados de eppendorfs, com presença de cocaína”, elencaram Mendes e Ritta. Na localidade de Seival, em Candiota, um homem foi autuado flagrante por adulteração de sinal identificador de veículo automotor. A operação foi denominada Seival por ser a área do município de Candiota onde residem a maioria dos suspeitos, ainda que atuem em todo o Estado.