
Nos dias 22 e 23 de maio, Bagé, na região da campanha, recebeu a segunda edição do Pampa Summit, evento que reuniu especialistas, empreendedores e entusiastas para debater e trocar experiências sobre inovação, empreendedorismo, ecossistemas de inovação e desenvolvimento regional.
O evento foi organizado pela Universidade Federal do Pampa, a Ecobah (Ecosistema de Inovação de Bagé) e o Inova RS – Região fronteira oeste e campanha, e o Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp).
Durante o evento, o público teve a oportunidade de conhecer o Programa Inova Semicondutores, apresentado por Guilherme Camboim, diretor do programa na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT/RS). Além disso, foram apresentados os Parques Tecnológicos Regionais, com destaque para o CampanhaTec, de Bagé; representado pelos professores Ivonir Petrarca dos Santos, coordenador, e Claudio Albano, vice-coordenador, ambos da Unipampa.
Também participou o Parque Tecnológico Binacional, com a presença do professor Rafael Schmidt, coordenador do parque, e da consultora Cintia Lee. A Agência de Inovação e Empreendedorismo do Pampa (Agipampa) esteve presente através da professora Caroline Costa Moraes, diretora da Agipampa e docente da Unipampa Campus Bagé, que ressaltou o papel do PampaTec, localizado em Alegrete.
Além disso, o Programa Inova RS foi detalhado pela professora Cássia Nespolo, da Unipampa Campus São Gabriel e coordenadora do Inovafoc RS na Fronteira Oeste e Campanha, ao lado de Andreia Dullius, diretora do Departamento de Ambientes de Inovação da SICT/RS.
Painéis abordando os ecossistemas de inovação da Fronteira Oeste e Campanha e a Rede RS Startup foram parte da programação, que também contemplou a entrega de reconhecimentos especiais: o Ecobah Alegrete Cidade Inovadora foram destacados como ecossistemas relevantes, e o professor Érico Amaral recebeu homenagem como profissional de inovação.
Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer iniciativas inovadoras e atrativos turísticos em Hulha Negra, Candiota e Bagé. Em Hulha Negra, o foco foram as agroindústrias e o turismo rural. Em Candiota, a visita foi ao Futuro Hub de Inovação. E em Bagé, os visitantes exploraram o potencial do turismo rural local, evidenciando a riqueza cultural e econômica da região.








