
O Programa PampaPlus registrou crescimento de 31,9% entre 2016 e 2025, passando de 16 902 para 22 301 animais avaliados no período. Em 2025, o programa atingiu o maior número de usuários da sua história, com 95 participantes, crescimento de 12% em relação ao ano anterior.
No último ano, o PampaPlus também registrou recorde nas avaliações de desmama, com mais de 12 mil animais avaliados nessa etapa. Os dados integram o balanço anual do programa de avaliação genética das raças Hereford e Braford.
Segundo a superintendente de registro da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e coordenadora do programa, Natacha Luttjohann, os números acompanham o cenário atual da pecuária brasileira. “Os resultados do PampaPlus refletem muito bem o momento atual da pecuária brasileira, em que a eficiência produtiva e o avanço do melhoramento genético são cada vez mais decisivos dentro das propriedades”, afirma.
De acordo com Natacha, o crescimento no número de participantes indica maior adoção de ferramentas de avaliação genética e a confiança dos criadores em informações técnicas para embasar suas decisões. “Em 2025, o PampaPlus atingiu recordes importantes, como destaque para maior número de avaliações de desmama das suas histórias”, observa.
Ela acrescenta que os resultados do PampaPlus têm efeito direto no dia a dia das propriedades. “Esses resultados mostram que o PampaPlus vai além dos números, impactando diretamente a tomada de decisões nas propriedades, a competitividade dos rebanhos e a sustentabilidade dos sistemas produtivos”, conclui.
O PampaPlus é o programa de avaliação genética oficial da ABHB, desenvolvido em parceria com a Embrapa. A partir da coleta de dados de desempenho, avaliações visuais e análises de parentesco, o programa estima valores genéticos e índices que auxiliam os criadores na seleção de reprodutores e matrizes das raças Hereford e Braford, em diferentes sistemas de produção.








