A 43ª Feira do Livro de Uruguaiana já tem data e patrono definido. A feira acontece de 30 de novembro a oito de dezembro, nas alamedas da Praça Barão do Rio Branco.

Na noite da última sexta-feira, 8/2, o compositor uruguaianense Felipe Azevedo, foi apresentado como patrono da Feira do Livro. A cerimônia de abertura do Ano Cultural, aconteceu na Biblioteca Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo e também contou com a exposição do artista plástico Ery Cruz, com algumas de suas obras. O evento foi encerrado com show do patrono.

A Feira do Livro será trabalhada ao longo de todo o ano, com a realização de atividades também alinhadas ao desenvolvimento do calendário escolar. O objetivo é desenvolver junto às escolas da rede municipal de ensino programações voltadas ao desenvolvimento do gosto pela leitura. “A meta é realizarmos micro feiras do livro nos educandários, promovendo o grande evento que acontece no final do ano, na Praça Barão do Rio Branco”, disse a integrante da Diretoria de Cultura, Maiza Pereira Jacques.

Felipe Azevedo

Felipe é um artista múltiplo que compõe, toca, canta, educa e pesquisa. O violão com voz é sua performance interativa e uma de suas marcas. Iniciou na música como baterista (dos seis aos 12 anos), em seguida dedicou-se à flauta doce e ao violão e ao canto. Atualmente toca violão de seis e sete cordas, viola caipira, ukulele hawaiano e cavaquinho, além de cantar. Inicialmente autodidata, aprendeu a ler e escrever partituras através de um Curso de Violão do mestre uruguaio Isaías Sávio. Felipe Azevedo traz em suas composições influências das geografias musicais de seu país e de diversos gêneros do mundo, tudo em grande parte focado e filtrado no seu processo criativo, que o artista denomina Violão com Voz.

É mestre em Letras pela Universidade Federal do RS (UFRGS), Especialista em Educação (Faced-UFRGS) e Licenciado em Música (Centro Universitário Metodista – IPA) e Letras (PUC), tendo inclusive cursado Bacharelado em Cordas – Violão (UFRGS).

Vencedor de seis prêmios Açorianos e outros tantos em festivais de música nacional e internacional, Felipe participou de turnês por países como Suíça, Noruega, França, Espanha e Uruguai.

Atualmente, além de divulgar seu último trabalho Tamburilando Canções – Felipe Azevedo – Violão com Voz, projeto multimídia que agrega Livro, CD e Hotsite interativo, está em pré-produção de novo álbum.