PF realiza operação contra abuso sexual infantil e prende acusado em Alegrete

A Polícia Federal cumpre, em todo o Brasil, nesta quinta-feira 23/11, mandados de busca e apreensão em 24 Estados e no Distrito Federal em operação de combate ao abuso sexual infantil. No Rio Grande do Sul, 14 municípios são alvo da ofensiva, que está a cargo da Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil (CCASI/CGCIBER/DCIBER). Foram cumpridos sete mandados de prisão e 17 de busca e apreensão. Em Alegrete, um homem foi preso durante a ação.  

Denominada Operação Harpia, a ação tem o objetivo de prender ofensores sexuais de crianças e o resgate de vítimas. O trabalho policial é fruto de investigação iniciada na Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal, onde foi realizada a análise de notícias de crimes relacionadas ao abuso sexual infanto-juvenil online.  

Foram produzidos os relatórios de análise para que as unidades regionais da PF dessem prosseguimento às investigações, com o cumprimento das medidas cautelares. Além dos mandados de busca e apreensão, foram realizadas prisões em decorrência da ação. 

Os investigados podem responder pelos crimes de armazenamento, compartilhamento e produção de material de abuso sexual infantil e estupro de vulnerável. 

Cidades alvo no RS 

• Alegrete (1 busca e 1 prisão em flagrante por armazenamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil) 

• Camaquã (1 busca) 

• Cachoeira do Sul (1 busca) 

• Caxias do Sul (1 busca) 

• Gravataí (2 buscas – 1 prisão em flagrante por armazenamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil) 

• Marau (2 buscas) 

• Nova Santa Rita (1 busca) 

• Pelotas (1 busca e 1 prisão em flagrante por armazenamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil) 

• Porto Alegre (1 busca e 1 prisão em flagrante por armazenamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil) 

• Santana do Livramento (1 busca e 1 prisão em flagrante por armazenamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil e posse de arma de fogo) 

• Santa Rosa (1 busca) 

• São Sebastião do Caí (1 busca) 

• Tramandaí (1 busca e 1 prisão em flagrante por armazenamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil) 

• Viamão (2 buscas e 1 prisão em flagrante por armazenamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil)