Muitas pessoas não sabem, mas Polícia Civil disponibiliza uma delegacia online para atendimento. Neste ano de 2023, ela registrou cerca de 47 mil ocorrências por mês. Isso representa mais de 1,5 mil comunicações de fatos relacionados com segurança pública diariamente. O serviço funciona ininterruptamente durante as 24 horas do dia. O serviço tem como principal objetivo facilitar o acesso do cidadão à Polícia Civil. Para acessar, basta acessar o site delegaciaonline.rs.gov.br. No topo da página, é possível definir a comunicação sobre crimes para a Delegacia Online da Mulher e para a Delegacia Online do Agro.
O primeiro passo, nos casos de comunicação geral de fatos e delitos, é a escolha do tipo de registro. É possível determinar previamente o informe sobre perda e localização de documentos, ameaças ou ofensas, acidente de trânsito sem feridos, furtos e roubos, dano a propriedade e apropriação indébita de bens, golpes de quaisquer natureza, maus-tratos contra animais, desaparecimento e localização de pessoas, entre outros.
Depois, é preciso preencher os dados pessoais, indicar um endereço e fornecer um e-mail válido para o acompanhamento do procedimento. Após efetuar o registro do boletim de ocorrência (BO), o comunicante recebe o protocolo da comunicação no e-mail fornecido como contato em seu cadastro. Entre os fatos mais comuns, comenta a delegada, estão as denúncias de estelionatos, furto de objetos, ameaças, acidentes de trânsito sem feridos e perda de documentos.
Em caso de alguma incorreção, o comunicante recebe o e-mail com instruções para corrigir informações e efetivar o seu BO. A equipe da Delegacia Online atualmente é composta por 21 policiais civis, sendo oito plantonistas, que trabalham 24 horas por dia nos sete dias da semana, e 13 policiais civis no expediente de análises.


