Procura por álcool gel aumenta e produto está em falta em Uruguaiana

A preocupação em se prevenir contra o coronavírus já é perceptível nas principais farmácias e supermercados de Uruguaiana. Nos três principais supermercados da cidade as prateleiras estão vazias. Ainda há álcool líquido, mas também em pouca quantidade.

Em uma farmácia de manipulação de Uruguaiana, em contato ontem à tarde, 17/3, esta informou que como a demanda está muito grande, só conseguirá entregar novos álcoois a partir de quinta-feira, 19/3. Segundo o farmacêutico responsável pelo local, estão sendo entregues cerca de 100 kg do produto por dia, nesta época de grande procura.

Já em uma rede que possui dez lojas em Uruguaiana, a farmacêutica informou que a procura começou a ser maior desde fevereiro e o produto chega no meio da tarde e já sai rapidamente.

A recomendação de uso de álcool em gel 70% é do Ministério da Saúde. Lembrando que sempre que possível, lave bem as mãos e depois use o álcool.

Outras medidas preventivas

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.

Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc. Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.

Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Para a higienização das louças e roupas, recomenda-se a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Destacando que é importante separar roupas e roupas de cama de pessoas infectadas para que seja feita a higienização à parte. Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.