Projetos esportivos de verão terão mais vagas
Projetos esportivos de verão garantem acesso gratuito a atividades físicas e de lazer para munícipes.Foto: Thiago Valença/Secom PMU.

A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Inclusão (Smeli), está expandindo as ações de promoção da saúde e do bem-estar através dos projetos esportivos de verão gratuitos. Para esta temporada, a principal novidade é a ampliação do número de vagas e a criação de novas turmas, atendendo diferentes faixas etárias. 

Com a abertura de uma turma noturna de hidroginástica, o município amplia o acesso às atividades aquáticas e possibilita a participação de pessoas que não conseguem frequentar aulas durante o dia. A expectativa da Smeli é de que o total de participantes aumente de cerca de 600 para aproximadamente 750 alunos ao longo da temporada. 

Outra inovação deste ano é a implantação da Turma Kids, voltada para crianças de dois a sete anos de idade. A iniciativa se soma às modalidades já tradicionais, como a natação infantil e a hidroginástica para adultos, garantindo opções que contemplam desde a infância até a vida adulta. 

Modalidades, horários e público 

Hidroginástica (diurna) é destinada a pessoas a partir de 18 anos, com aulas às segundas e quartas-feiras, às 8h. Hidroginástica (noturna), para maiores de 18 anos, realizada às segundas e quintas-feiras, das 19h às 20h. 

Natação Infantil, voltada a crianças e adolescentes de oito a 17 anos, com aulas às segundas e quartas-feiras, às 8h45. E a turma kids, para crianças de dois a sete anos, com atividades às terças e quintas-feiras, às 9h30. 

De acordo com o secretário municipal de Esporte, Lazer e Inclusão, Anderson Menezes, os projetos de verão vão além da prática esportiva. “Trabalhamos com dedicação para que essas atividades aconteçam mais uma vez, promovendo saúde, bem-estar e momentos de alegria para a comunidade”, destacou. 

Inscrições 

As matrículas seguem disponíveis e não há cobrança de taxa. Para se inscrever, é necessário apresentar documento de identidade, comprovante de residência e atestado médico que comprove aptidão para atividades aquáticas. No caso de menores de idade, a inscrição deve ser realizada pelos pais ou responsáveis legais. 

Os cadastros são feitos presencialmente na sede da Smeli, localizada na rua Padre Anchieta, 2795, bairro São Miguel, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem interrupção no horário do almoço. 

Segundo a pasta, é obrigatório o uso de touca e traje de banho adequado, itens que devem ser providenciados por cada participante.