Rede de atenção busca acolher pacientes e combater alcoolismo

No dia 10 de junho, o mundo celebra a data especial dos Alcoólicos Anônimos (AA), uma ocasião dedicada à reflexão, reconhecimento e apoio mútuo na jornada da recuperação do vício em álcool.  

Fundado em 1935, o AA tornou-se um local de esperança para milhões de pessoas em todo o mundo, oferecendo um ambiente de compreensão e solidariedade para aqueles que lutam contra o alcoolismo. Neste dia, as pessoas se reúnem para compartilhar suas experiências, fortalecer sua determinação e celebrar os sucessos alcançados na busca por uma vida livre do álcool. É uma oportunidade para reconhecer o poder da comunidade e o apoio contínuo na jornada da sobriedade. 

GETAE  

Em Uruguaiana, o Grupo de Trabalho Amor Especial (GTAE) trabalha na recuperação de adultos e adolescentes dependentes do alcoolismo, substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, buscando a reintegração dessas pessoas na sociedade. 

O grupo não tem fins lucrativos e teve início em 3/3/1990. Em 1998, a instituição se tornou entidade filantrópica municipal, conseguindo assim, em 1999 um espaço do município com 4,5 hectares, onde está sediada hoje. 

A instituição possui cinco áreas construídas, incluindo uma com 350 metros quadrados, equipada com cozinha, dormitórios, refeitório, sala de estudos, sala de enfermagem, atendimento psicológico e serviço social. Além disso, há duas outras áreas com 85 metros quadrados cada, destinadas a dormitórios e sala de monitores. Outras instalações incluem uma capela e uma área utilizada como oficina e almoxarifado. 

Os residentes recebem atendimento da equipe multidisciplinar, participando de oficinas terapêuticas. A equipe é composta por um assistente social, uma psicóloga, quatro monitores, um conselheiro de dependente químico e voluntários dedicados à instituição, além da equipe de coordenação e direção. 

Para solicitar atendimento, é preciso entrar em contato pelo telefone (55) 3401-0163. 

Caps Álcool e Drogas 

Além do GTAE, é possível conseguir atendimento no Caps Álcool e Drogas, que disponibiliza tratamento “portas abertas”, em que não é necessário nenhum tipo de encaminhamento para tratamento. O espaço está localizado na Rua Sete de Setembro, 1486. 

De acordo com Diana Mallmann, enfermeira assistencial do Caps AD, ao chegar no espaço, o paciente receberá acolhimento e agendamento de consulta com psicólogo, clínico geral ou psiquiatra. Além do tratamento medicamentoso é ofertado tratamento terapêutico e oficinas pedagógicas. 

O espaço dispõe de uma equipe multiprofissional, composta por psicólogo, psiquiatra, clínico geral, enfermeiros, técnico de enfermagem, artesãs, pedagogas, oficineiro, assistente social e educador físico. 

O Caps AD realiza cerca de 1500 atendimentos mensais e disponibiliza testes rápidos, avaliação antropométrica, atendimento individual, atendimento em grupo, atendimento primário de enfermagem entre outros. 

Além disso, nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), a temática do alcoolismo é discutida em grupos, com psicólogos, nutricionistas e médicos. Também conta com informações nas salas de espera.