
Na semana passada, a prefeitura firmou contrato emergencial com uma empresa de transporte para solucionar a ausência de transporte escolar no interior do município. O retorno das linhas ocorreu nesta segunda feira, 24/3. Na rede municipal de ensino, foram seis escolas afetadas e na rede estadual, três escolas rurais e duas no perímetro urbano.
De acordo com a 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), as escolas estaduais atingidas pela falta do transporte escolar se mantiveram abertas, atendendo os alunos que conseguiam chegar ao educandário. No caso daqueles que dependem do transporte coletivo, estavam sendo fornecidas atividades de forma online desde 13 de fevereiro início do ano letivo de 2025, para que esses alunos não ficassem sem aprender.
Está previsto, porém, um calendário de reposição organizado pela assessoria pedagógica da 10ª CRE, em conjunto com as escolas para que os estudantes não tenham prejuízos durante o ano letivo.
Situação das escolas
De acordo com relatório da 10ª CRE a Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Lôndero, situada na localidade do Plano Alto, estava atendendo parcialmente os alunos. O educandário possui 223 alunos matriculados e 220 alunos dependem do transporte escolar.
O Instituto Estadual de Educação Leda Maria Pereira da Silva, situado na Barragem Sanchuri, com 189 alunos matriculados, atuava da mesma forma, com aulas regulares e encaminhava as atividades online para os pais dos estudantes, 87 alunos dependem no transporte escolar na instituição.
Na EEEF Uruguaiana 20 alunos foram atingidos, já as aulas na EEEF Dr. Maia, situada na Vila São Marcos, sempre ocorreram normalmente. Na Escola Estadual de Ensino Médio Uruguaiana, 99 alunos foram atingidos pela falta de transporte escolar e no Instituto Estadual Elisa Ferrari Valls, 7 estudantes.
Quanto aos alunos da rede municipal de ensino, o CIDADE buscou contato com a secretária municipal de Educação, Dirce Soares; com a secretária adjunta de Educação, Liziane Galvão; e com o secretário da Central de Compras do Município, Elton Melo, mas nenhum deles atendeu a reportagem ou retornou até o fechamento desta edição.








