
Após reunião de avaliação do ciclo 2020 realizada entre os integrantes da Comissão de Provas Funcionais (CPF) e Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da ABCCC, as alterações de regulamentos válidos para o ciclo 2021 já estão disponíveis para consulta. As mudanças foram inseridas pelo setor de Provas no site da ABCCC na sexta-feira, 16/10, e terão ampla divulgação nos canais oficiais da Associação ao longo do mês. Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail provas@abccc.com.br ou por meio do WhatsApp (53) 984186178.
Como identificar as mudanças?
Ao acessar a aba eventos> regulamentos é possível verificar a listagem geral de modalidades e itens específicos que exigem uma série de normas para o bom funcionamento. Ao abrir o documento desejado, os destaques na cor vermelha caracterizam os pontos de alteração sobre os temas. Confira alguns exemplos importantes a serem observados.
Freio de Ouro
Conforme consta em destaque, um dos itens modificados no regulamento do Freio de Ouro é o peso referente às notas das etapas de Andadura. Antes, tranco, trote e galope eram avaliados sobre 3,0 – 8,0 – 4,0 respectivamente. Agora, a nota será sobre 4,0 – 7,0 – 4,0, nessa sequência. A alteração foi realizada com o objetivo de avaliar o tranco na mesma linha de importância do galope.
Outro item que sofreu transformação foi a indicação de jurados para as etapas credenciadoras ao Freio de Ouro. Na dinâmica anterior, a ABCCC indicava um avaliador e o Núcleo responsável pela prova ficava sob a incumbência de dois nomes. Agora, a situação foi invertida: a ABCCC indica dois e o Núcleo, um. Neste caso, é importante frisar os itens a respeito dos custos, destacados no regulamento.
Prova de castrados
Não se trata de uma alteração. E sim do 1º regulamento da história da modalidade que, a partir do ciclo 2021 (sua 3ª edição), embora com percurso simplificado, tem seus moldes ainda mais próximos do padrão Freio de Ouro, sem exigir tanta equitação dos participantes.








