A equipe do Google for Education apresentou ao governo do estado nesta terça-feira, 09/3, um balanço do uso da plataforma pelo Rio Grande do Sul em 2020. De acordo com os dados informados, o RS conseguiu que 82,86% dos alunos da rede pública tivessem acesso ao Google for Education. Este é o maior índice entre os 26 estados e o Distrito Federal.
Conforme a equipe, o estado gaúcho foi o único que optou por utilizar exclusivamente a plataforma. Os demais optaram por sistemas híbridos, que envolviam, além da plataforma, programas de televisão, entre outros.
O governo do estado por meio da Secretaria de Educação dará continuidade ao uso da plataforma em 2021. Até o momento 660 mil estudantes, dos 790 mil, já ativaram as contas educacionais para acessar as aulas remotas pelo Google Sala de Aula.
Segundo o governador do estado, Eduardo Leite, “A digitalização do ensino é um processo cheio de desafios, e a pandemia acelerou essa necessidade, especialmente devido a esse abismo social que vivemos. Era necessário levar o acesso às nossas crianças e jovens, e mesmo aos professores, tanto que precisamos adquirir computadores também para os educadores”. Ele também determinou que as equipes das secretarias da Educação e do Planejamento, Governança e Gestão sigam em contato com a equipe do Google para o alinhamento de novas políticas educacionais.
Outra medida para auxiliar os professores que já foi iniciada em 2020 e terá continuidade neste ano, é uma nova edição do Letramento Digital. A formação tem o intuito de capacitar os docentes para usarem as plataformas do Google e outras ferramentas virtuais.


