Santa Casa realiza neurocirurgia de grande porte para retirada de tumor

Na última semana, foi realizada no Hospital Santa Casa de Uruguaiana uma neurocirurgia de grande porte para retirada de um tumor cerebral em uma paciente de 44 anos. O procedimento foi realizado pelo neurocirurgião Maurizio Beheregaray Padoin, com auxílio do neurocirurgião Eduardo Pedrolo e do anestesiologista Eduardo Silveira. Foi considerado um sucesso e a mulher se recupera satisfatoriamente.

Para realização da cirurgia foi utilizado um equipamento tecnológico de ponta chamado aspirador ultrassônico. Com ele é possível, ao mesmo tempo, fragmentar, aspirar e irrigar o tumor. De acordo com Padoin, ele traz diversas vantagens, como diminuição do tempo cirúrgico, menor sangramento, facilidade de progressão e maior segurança no procedimento, reduzindo os riscos de hemorragia e lesões. “Desta forma, ele garante ao médico uma maior preservação dos tecidos saudáveis do paciente, além de possibilitar que os vasos e nervos próximos não sejam impactados com a ação. Tudo para contribuir para que o paciente tenha uma rápida recuperação e seja o menos afetado possível pelo procedimento cirúrgico”, explica. Padoin ressalta que, no caso concreto, o uso do equipamento reduziu o tempo cirúrgico em duas horas.

Referência

Esta é uma das áreas de destaque do Hospital Santa Casa de Uruguaiana. A instituição é referência de alta complexidade em neurologia e neurocirurgia para onze municípios: Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel e Uruguaiana, atendendo uma população de mais de 465 mil pessoas (Censo 2010).

“A Santa Casa vem se solidificando, a cada dia, como referência em algumas áreas, entre elas a neurologia e neurocirurgia. É possível hoje realizar em Uruguaiana, procedimentos delicados, de grande porte, utilizando recursos de alta tecnologia e com uma equipe altamente capacitada. O resultado de intervenções como esta nos deixa muito satisfeitos e cada vez mais empenhados e motivados em oferecer ao nosso paciente um atendimento melhor e mais humanizado”, destaca a gestora administrativa do HSCU, enfermeira Thaís Aramburu.