Aconteceu na última segunda-feira, 13/7, reunião virtual de representantes da Liga Gaúcha SICOOB de Futsal com o secretário estadual do Esporte e Lazer (SEL), Francisco Vargas. O titular da pasta considerou viável o retorno das competições do esporte em 29 de agosto. Vargas salienta, no entanto, que a tendência é de que isso aconteça com ginásios sem público.
“Apresentamos ao secretário a nossa realidade do futsal gaúcho, com os números inéditos levantados pelo nosso estudo de impacto, e ele se colocou à disposição para analisar com prioridade as medidas de controle que apresentaremos para garantir a retomada das competições no Estado no final de agosto com toda a segurança sanitária para a comunidade do futsal”, resume o presidente da Liga Gaúcha, Nelson Bavier.
Vargas ressaltou, no entanto, que tudo dependerá das liberações pelos municípios, que têm a autonomia para determinarem a abertura, uso dos ginásios e retorno das atividades esportivas nas suas localidades. Boa parte das regiões do Estado atualmente está sob a bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado.
“A partir do momento em que o governo estadual entender que é possível e seguro o retorno no prazo que estamos trabalhando, esperamos contar com a compreensão dos governos municipais”, aponta Bavier.
Segundo a Liga, ainda nesta semana, o departamento técnico entregará ao governo estadual o protocolo sanitário com as medidas necessárias para que o futsal possa voltar a ser praticado no Rio Grande do Sul. À exemplo do que aconteceu com o futebol de campo, o documento será avaliado pelos especialistas do governo estadual, para só então a retomada das atividades ser liberada de maneira conjunta no Estado. Até lá, não estão impedidas liberações municipais. Entre as medidas presentes no protocolo, a principal será a testagem entre todos os envolvidos nos clubes filiados à Liga Gaúcha de Futsal.
De acordo com Nelson Bavier, nos próximos dias os clubes serão chamados para uma nova reunião emergencial. Participaram da reunião ainda, a coordenadora da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, Alessandra Palkevich, o presidente municipal de Cachoeirinha do partido Republicanos, Nerisson Oliveira, o diretor técnico da Liga, Éverson Bitencourt, e o diretor de marketing, Alex Herrmann.


