A Subsecretaria de Governança e Gestão da Rede, da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), promoveu, nesta semana, a abertura do encontro mensal de alinhamento estratégico com as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). O evento, que terminou na quarta-feira, 6/9, ocorreu no Instituto do SESI, no Centro da Capital, e abordou temáticas como a mobilização para a Busca Ativa nas escolas, o planejamento e a gestão das matrículas nas regiões do Estado, o estudo de reorganização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as transferências de mantença requisitadas pelos municípios em regime de colaboração.
Além disso, foram debatidos temas pertinentes aos 9 mil contratos temporários já sancionados e liberados pelo Governo do Estado, a distribuição dos recursos humanos conforme a demanda das escolas e os programas Alfabetiza Tchê, Criança Alfabetizada e o Ensino Médio em Tempo Integral.
Conforme a secretária estadual da Educação em exercício, Stefanie Eskereski, o alinhamento estratégico com as CREs é um elemento importante para implementação das políticas públicas de qualificação da gestão escolar.
“Este é um movimento que estamos fortalecendo dentro da Seduc para que as equipes técnicas de todas as regiões sejam orientadas e trabalhem de forma conjunta para a aplicação de ações educacionais efetivas. São estas iniciativas que irão impactar lá na ponta, na escola, no aluno e na comunidade escolar como um todo”, destaca.
A subsecretária da Subsecretaria de Governança e Gestão da Rede, Janaína Audino, afirma que os encontros mensais com as CREs fortalecem o processo de qualificação da gestão da Rede Estadual.
“Esta aproximação com as regionais visa criar um espaço de diálogo permanente na busca de soluções e alinhamento estratégico das ações da Secretaria da Educação. A partir destas iniciativas coordenadas, com uma formação adequada de todos os docentes da Rede, é que teremos uma intervenção efetiva e assertiva na disponibilização do serviço para a população”, explica.


