Para oferecer suporte aos alunos concluintes do Ensino Médio, a Secretaria da Educação (Seduc) vai disponibilizar transporte e kit alimentação para os estudantes da rede estadual que irão prestar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que será realizado nos dias 5 e 12 de novembro.
A iniciativa contempla cerca de 40 mil alunos e o valor total do investimento é de aproximadamente R$ 1 milhão. O repasse às escolas foi feito por meio da autonomia financeira, diretamente na conta das equipes diretivas das instituições de ensino.
Entre as escolas estaduais que receberão mais alunos nas datas das provas estão: Inácio Montanha, em Porto Alegre, com 300 alunos; Instituto de Educação Elisa Ferrari Valls, em Uruguaiana, com 300 alunos; Instituto de Educação Irmão Getúlio, em Vacaria, com 252 alunos; Dom Diogo de Souza, em Porto Alegre, com 200 alunos; Escola Técnica Monteiro Lobato, em Taquara, com 228 alunos; Coronel Genuíno, em Sapiranga, com 197 alunos; e Dr. Glicério Alves, em Porto Alegre, com 180 alunos.
Na região de abrangência da 10º Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE), onde cinco municípios fazem parte, são 1.262 kits entregues. “O valor dos kits vem para autonomia da escola, o diretor é que gerencia o recurso, ou seja, ele quem fez a compra de tudo que consta no kit, preparou e entrega aos alunos”, revela a coordenadora da 10ª CRE, Sara Cardoso.
Em relação ao transporte, a gratuidade é para alunos que precisam sair do município para fazer a prova. “Por exemplo, aluno de Uruguaiana que vai fazer a prova em Itaqui, ele compra a passagem e depois apresenta para o diretor da escola o comprovante de passagem, e será ressarcido pela autonomia financeira”, destaca Sara.
Enem no RS
A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 será neste domingo, 5 de novembro. No Rio Grande do Sul, 159.734 pessoas estão inscritas. Isso representa 4,1% dos mais de 3,9 milhões de candidatos em todo o Brasil.
Nesse domingo, os candidatos realizam as provas de linguagens (40 questões de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol), ciências humanas (45 questões) – além da redação. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração. Na próxima etapa, 12 de novembro, os participantes fazem as avaliações de ciências da natureza (45 questões) e matemática (45 questões). A aplicação terá 5 horas de duração.
As provas serão aplicadas em 106 municípios do Estado. Ao todo, são 347 locais de prova e 5.817 salas de aplicação 50,5% (80.721) dos participantes são isentos da taxa de inscrição e 49,5% (79.013) pagaram a taxa.
Mulheres são maioria, representando 62,7% (100.126) das inscrições, enquanto os homens são 37,3% (59.608). 78.223 (49%) já concluíram o ensino médio e 58.544 (36,6%) estão concluindo este ano. 22.361 (14%) são estudantes do 1º ou 2º ano e farão o Enem para testar conhecimentos. Outros 606 (0,4%) também são treineiros, que não cursam nem concluíram o ensino médio.
Sobre o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais definidos pelo Inep.
As notas do Enem podem ser usadas para acessar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, os participantes podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo federal, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
Os participantes fazem provas em quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Os estudantes devem responder 180 questões objetivas e elaborar uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.


