Semed anuncia 11,5 mil kits de uniformes para a rede municipal
Alice, Cícero, João Inácio e Mariana exibiram os novos modelos que farão parte da rotina dos estudantes ao longo do ano letivo. Créditos: Secom/PMU.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) apresentou, nesta quarta-feira, 11/2, o novo uniforme da Rede Municipal de Ensino. O anúncio foi feito durante uma reunião de alinhamento com diretores das escolas, realizada na sede da pasta. A iniciativa é considerada um dos maiores aportes já realizados na área educacional do município e deve beneficiar mais de 11 mil estudantes. 

Ao todo, serão adquiridos mais de 11,5 mil kits completos. Cada conjunto é composto por jaqueta, casaco, calça, camiseta de manga curta, camiseta de manga longa, bermuda, short-saia e tênis. As peças foram desenvolvidas com foco na resistência dos materiais, conforto térmico e durabilidade, atendendo tanto às atividades em sala de aula quanto às práticas esportivas. 

Em entrevista ao CIDADE, o diretor administrativo e financeiro da Semed, José Márcio Lopes, detalhou o investimento previsto. “O investimento para aquisição de 11.500 kits será de aproximadamente 3 milhões de reais”, afirmou. 

Segundo Lopes, a Secretaria também planejou uma margem de segurança para atender eventuais demandas ao longo do ano letivo. “A Semed vai comprar 10% acima do número de matrículas, justamente para manter uma reserva destinada a novos estudantes que ingressarem na rede após o período de medição”, explicou. 

Além de padronizar a vestimenta, a administração municipal destaca que o uniforme fortalece o sentimento de pertencimento entre os estudantes, facilita a identificação no ambiente escolar e contribui para a segurança. 

A secretária municipal de Educação, Dirce Gracioso, ressaltou que o impacto vai além da estética. “Impacta na autoestima e na autoimagem, na medida em que são minimizadas as diferenças econômicas, favorecendo a inclusão. Também, a identificação da condição de estudante da escola municipal favorece a proteção integral das crianças e adolescentes, incluída a atuação dos órgãos de segurança, com destaque à patrulha escolar”, afirmou. 

A secretária também reforçou a importância da participação das famílias no período de medição. “Para garantir o tamanho e a numeração corretos do vestuário e do calçado (tênis), é indispensável que os pais compareçam às escolas e optem pelas peças do uniforme disponibilizadas para os alunos, racionalizando os recursos financeiros, solicitando apenas o que o aluno vai usar e, o mais importante, cuidando do ‘bem mais precioso’: os nossos filhos ou pupilos”, destacou. 

Segundo Dirce, a estrutura para atendimento já está organizada. “Os gestores escolares organizarão o atendimento, com tabelas para o registro dos tamanhos e numeração de cada aluno”, explicou. 

A medida também busca reduzir desigualdades, garantindo que todos os alunos tenham acesso às mesmas peças, independentemente da condição socioeconômica. 

Cronograma 

O processo agora entra na fase de coleta de medidas. Entre os dias 25 de fevereiro e 13 de março, as famílias devem procurar a secretaria da escola onde o aluno está matriculado para preencher o formulário com as informações de tamanho. As equipes diretivas e servidores da Semed estarão disponíveis para orientar os responsáveis. 

Após o encerramento dessa etapa, será formalizado o pedido junto à empresa vencedora do processo licitatório. Conforme o diretor administrativo, o prazo contratual para entrega é de até 60 dias após a confirmação da encomenda. “Depois da pesquisa de medidas, a Semed encaminha o pedido ao fabricante vencedor da licitação, que terá 60 dias para realizar a entrega”, esclareceu Lopes. 

A distribuição dos kits será descentralizada, mas coordenada pela própria Secretaria. “A Semed fará o encaminhamento dos uniformes diretamente às unidades escolares do município, que ficarão responsáveis pela entrega às famílias”, completou. 

Rede estadual 

Na rede estadual de ensino em Uruguaiana, os uniformes já são fornecidos desde fevereiro do ano passado, por meio de iniciativa do Governo do Estado. Os kits estaduais contemplam peças para todas as estações. O chamado Kit 1, destinado ao Ensino Fundamental e Médio, é composto por dez itens: três camisetas de manga curta, duas de manga longa, uma jaqueta, um moletom, duas calças e uma bermuda. 

Já o Kit 2, voltado à Educação Profissional Concomitante ou Subsequente e à Educação de Jovens e Adultos (EJA), conta com sete peças, não incluindo as calças e a bermuda. As roupas seguem padrão nas cores verde, azul e branca, trazendo o símbolo do Rio Grande do Sul acompanhado da inscrição “Educação Rede Estadual”.