Representantes das forças de segurança do Estado participaram, na manhã de ontem, 11/05, de reunião com integrantes da Coordenação-Geral de Fronteiras para apresentação do balanço da Operação Hórus em 2021. A operação faz parte do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (V.I.G.I.A¹), que promove a integração organizacional das instituições e tem como finalidade combater todos os crimes transfronteiriços, evitando a entrada de armas, drogas e produtos contrabandeados. A ação integrada vai ao encontro com o principal programa de segurança do Estado, o RS Seguro.
Durante a reunião, ressaltou-se a importância de manter o sistema interno atualizado, com os lançamentos das ocorrências para que seja possível compreender os padrões das organizações criminosas e combater com celeridade esse tipo de crime. Com esses resultados poderão ser avaliadas as necessidades do Estado, auxiliando na busca de investimentos ao RS.
Nos quatro primeiros meses deste ano, a as apreensões e ocorrências diversas da Operação Hórus no RS resultaram em prejuízo estimado de R$ 4.540.678,32 ao crime.
Foram apreendidos 13 157 maços de cigarro; 444,90Kg de drogas; seis embarcações; 27 veículos; 7 421 garrafas de vinho; seis portes de arma; 15 tráficos de drogas e 27 contrabandos.


