Terceira edição do Enam acontece neste mês

A 3ª edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam) será realizada no próximo dia 18 de maio de 2025. A prova é obrigatória para bacharéis em Direito que desejam seguir carreira na magistratura. O exame acontecerá em todas as capitais brasileiras e conta com 42.905 inscrições confirmadas. 

A avaliação será composta por 80 questões de múltipla escolha, distribuídas entre várias áreas do Direito, incluindo Constitucional, Administrativo, Penal, Civil e outras. Para ser aprovado, o candidato precisa alcançar, no mínimo, 70% de acertos, ou 50% se for autodeclarado negro, indígena ou com deficiência. 

Além disso, é importante que os candidatos levem apenas caneta preta ou azul e documento de identidade com foto para a sala de provas. O uso de aparelhos eletrônicos, livros ou qualquer material não permitido pode resultar em eliminação.  

Dados Relevantes: 

 

       Data da prova: 18/05/2025 

  • Distribuição por etnia e deficiência: 
  • 7.633 negros 
  • 1.971 com deficiência 
  • 97 indígenas