Alguns itinerários do transporte escolar municipal estão com suspensão total ou parcial de seus serviços nesta semana. Todas as linhas prejudicas são do interior do município. A falta do transporte tem gerado preocupação na comunidade escolar. Essa é a segunda vez que o serviço é prejudicado neste ano.
O município opera em 30 linhas diariamente no transporte escolar com cerca de 1.100 alunos no total. Algumas linhas estão parcialmente suspensas e outras totalmente. As mais prejudicas são: Passo do Leão, bloqueio total; Guarapuitã, bloqueio parcial – bueiro e estreitamento na estrada; Capivari II, bloqueio total; Caiboaté, bloqueio parcial – volume de água na estrada; Cerrito, bloqueio parcial – estrada sem condições de trafegar; Imbáa I, bloqueio parcial – poda de árvores no brete; Vila do Açude, redução – bueiro e podas na estrada e Charqueada, bueiros da curva.
De acordo com a responsável pelo setor, Janaina Ramos, o transporte será retomado gradualmente, conforme as condições de trafegabilidade. São três linhas com bloqueio total de oito linhas com bloqueio parcial, representando 36,6% do transporte escolar municipal prejudicado.
A secretária municipal de Educação, Maria Helena Machado, afirma que a pasta monitorou junto a empresa do transporte rural as condições das estradas. “Depois das fortes chuvas, estivemos em contato com a empresa do transporte rural e várias linhas necessitavam que as estradas passassem por manutenção, assim como alguns pontilhões que sofreram sérios danos nas estruturas. Sempre procuramos ofertar um transporte respeitando todas as normas, principalmente a segurança. Aguardamos a manutenção das estradas e dos pontilhões, para retomarmos a oferta total do transporte escolar rural”, finalizou.


