TRT4ª altera forma de login no PJe a partir de 1º de julho

A partir de terça-feira, 1º de julho, todos os acessos ao Processo Judicial Eletrônico (PJe) no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) deverão ser realizados exclusivamente por meio da Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-br). A mudança, determinada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visa reforçar a proteção dos dados e aumentar a confiabilidade no sistema.

A transição representa uma importante atualização na forma de login, que agora passa a exigir dupla autenticação. A medida já está em vigor e, por isso, é recomendável que usuários e usuárias realizem testes antes da data limite, para evitar contratempos.

Como fazer o acesso pela PDPJ-br?

Para ingressar no sistema, será necessário selecionar a opção “Entrar com PDPJ” disponível na tela inicial do PJe. O botão direciona o usuário ao ambiente digital do CNJ, onde é possível escolher uma das modalidades de autenticação: Certificado digital ou CPF e senha previamente cadastrada no PJe.

É essencial manter o e-mail cadastrado sempre atualizado no sistema, pois ele é uma das chaves de verificação e comunicação. Além disso, os seguintes pontos são fundamentais para um acesso bem-sucedido: verifique se está utilizando a versão 1.14.3 do PJePortable e atualize ou crie a senha de acesso ao sistema (no caso de quem não utiliza certificado digital).

Precisa de ajuda?

O TRT-RS disponibiliza suporte por meio do e-mail: externo.cap@trt4.jus.br. Também estão disponíveis no site da Justiça do Trabalho tutoriais com imagens e instruções detalhadas sobre o novo processo de login, atualização de senha e uso da plataforma.

A recomendação é que todos os usuários façam a migração e verifiquem o funcionamento o quanto antes, evitando surpresas no início de julho.